
Hoje é dia de o respeitável público comemorar o Dia Universal do Palhaço. Para festejar a data, o programa Acontece na Serrana, que vai ao ar de segunda a sexta, das 11h às 12h, na 106.1 FM, contou com a participação especial da atriz Manú Guerra, a palhaça “Peluda”. Confira!
Sejam palhaços circenses ou os populares “palhaços de rua”, que é o caso da Peluda, o objetivo do profissional do riso é despertar emoções. A atriz, que estuda palhaçaria há 8 anos, explicou que a nobre arte do palhaço é o erro, a imperfeição, a aceitação das inadequações. “Eu sou ridículo, e agora? Vou deprimir por causa disso? Ou vou rir?”, conta a artista.
No Brasil, a homenagem aos palhaços começou a ser celebrada em 1981, por uma iniciativa do Abracadabra Eventos, em São Paulo.
Quem é Manú Guerra
Professora de teatro, palhaça e cantora. Desde 2006 vem desenvolvendo diversos trabalhos e estudo de artes cênicas e música. Produções, montagens teatrais, oficinas, espetáculos musicais, atuando, dirigindo e fazendo preparação cênica.
É formanda do curso de Licenciatura em Música na UCS e participou de diversos cursos de teatro, entre eles Comicidade Clown, com Melissa Dornelles (POA), Comédia Del’larte com Adriano Iurussevich (Itália) e Direção Teatral com Román Podolski, cursando no Celcit em Buenos Aires, Argentina.
Em Garibaldi, fundou a Cia Teatral Acto, a qual coordena desde 2013, fazendo algumas direções teatrais e trabalhos diversos. Trabalha na APAE de Garibaldi, desde 2014, com as Oficinas de Teatro e direção cênica de espetáculos e desfile cênico inclusivo de Natal. Canta no Coro Municipal de Caxias do Sul, desde 2008 e em trabalhos informais diversos.