Deputados de direita querem o impeachment de Lula

Pedido seria justificado por um trecho da lei que fundamenta os crimes de responsabilidade

Publicado por
07:28 - 20/02/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Deputados de direita querem o impeachment de Lula

Foto: Ricardo Stucker/ PR

Um grupo de mais de 80 deputados federais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai protocolar pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela fala do chefe do Poder Executivo. Lula comparou a guerra de Israel contra a Palestina ao Holocausto.

De acordo com os deputados, o pedido seria justificado por um trecho da lei que fundamenta os crimes de responsabilidade, onde o texto diz ser “crime cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira”.

A fala do presidente ocorreu na Etiópia, onde Lula cumpriu agenda. Na ocasião, disse que não há outro paralelo ao que está ocorrendo em Gaza a não ser o que foi feito durante a Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial. “O que está acontecendo em Gaza não aconteceu em nenhum outro momento histórico, só quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, criticou o presidente  Lula  por suas declarações sobre operações israelenses na Faixa de Gaza e o corte de ajuda humanitária a habitantes da região. Nas redes sociais, Katz declarou Lula persona non grata. Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu disse que a fala feita equivale a “cruzar uma linha vermelha”.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp