Viva com Saúde – 15/05/2024 – ‘Shot’ da imunidade promove algum benefício à saúde?

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre ou shots, ou bebidas com ingredientes supostamente positivos para o sistema imunológico.

Publicado por
05:30 - 15/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: freepik

A combinação de ingredientes que supostamente melhoram a imunidade já não é novidade. A procura pela receita em formato de shot, porém, segue em alta, conforme mostram plataformas de busca como o Google. A queda da temperatura e a chegada da época das gripes e resfriados faz com que o assunto também volte às redes. Contudo, especialistas questionam o hábito e enfatizam que a mistura não tem comprovação científica.

O shot da imunidade se popularizou com receitas caseiras preparadas para o consumo em jejum, normalmente envolvendo ingredientes como limão, gengibre, cúrcuma e própolis. É possível, porém, encontrar fórmulas prontas à venda na internet. Os rótulos indicam a presença de compostos parecidos com as receitas feitas em casa e, em alguns casos, há adição de substâncias como vitamina C e zinco.

Muitos desses nutrientes têm papéis relevantes para o organismo, e há pesquisas avaliando a influência do limão na perda de peso e o papel anti-inflamatório da cúrcuma, por exemplo. Porém, especialistas afirmam que não há relação comprovada entre o consumo desses alimentos e a imunidade.

O sistema imunológico se regula sozinho, mas pode ser influenciado por fatores ambientais. Contudo, a resistência imunológica nunca vai melhorar de um dia para o outro. A melhor fórmula para se proteger é manter uma rotina equilibrada, com alimentação saudável e variada, atividade física e boa rotina de sono.

Os riscos são maiores para os “shots endovenosos”, que normalmente são realizados em um estabelecimento particular e consistem em uma bolsa como de soro fisiológico com adição de vitaminas variadas, especialmente B12. Nem mesmo os supostos benefícios da vitamina C para a imunidade são comprovados pela ciência. Segundo especialistas, não existem estudos robustos que mostrem que o consumo da substância tenha influência positiva no sistema imunológico.

Por outro lado, também circulam nas redes menções aos possíveis prejuízos dos shots matinais à saúde, especialmente devido ao caráter ácido de muitos componentes. O consumo de alimentos ácidos em excesso pode ser um problema para o sistema gastrointestinal, porém, do mesmo modo que os benefícios do shot não são comprovados, também não há provas dos malefícios.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp