As vezes dá uma vontade louca de pegar o que tem em casa, jogar fora, e comprar tudo novo!!! Seria muito bom se fosse tão fácil.
Renovar é preciso, mas, infelizmente, esse tipo de mudança acaba pesando no bolso e nem sempre é o momento certo de gastar. E aí que aquelas “velharias” vão ficando encostadas, deixando o ambiente feio e, a gente, insatisfeita.
Para solucionar esse problema, esqueça a ideia de atirar tudo pela janela e, restaure!
Com uma boa dose de personalidade e tempo, o móvel pode mudar de cara e uso, transformando a decoração e aliviando o bolso.
Existe várias formas econômicas e efetivas de modificar móveis, deixando-os diferenciados.
Bora lá?
Escolha uma, ou mais, alternativas e, mão na massa!!!
1 – PINTURA
Para um ambiente ganhar vida, dê cores a ele. (Nem sempre a cor de destina ao colorido, isso depende do gosto).
O equilíbrio é sempre o ponto chave para acertar no modelo. Deixe a sua imaginação fluir sem gerar conflitos de estilos.
Uma das grandes transformação causadas pela pintura é em moveis de madeira. Isso porque quase sempre eles tem coloração natural marrom (claro ou escuro). Sair de uma cor sombria para o vermelho, por exemplo, ou branco, gera um impacto bem interessante, dando a percepção de novo.
Nem sempre precisa mudar radicalmente de cor.
As vezes, mudar apenas detalhar em meio ao neutro, faz toda a diferença.
Para alterar a cor de um móvel existente é necessário tinta, que pode ser esmaltada ou spray, uma boa lixa, pincel ou rolo.
2 – PUXADORES
Os puxadores não são apenas detalhes que passam despercebidos. Seja o móvel novo ou velho, rebuscado ou não, puxadores são como se fossem “brincos”, dão estilo. São peças fundamentais para que seja funcional (fácil ao manusear para abrir e fechar) e esteticamente bonito.
E por serem “brincos” eles podem modificar radicalmente o que já temos. Pequenos, grandes, coloridos, neutros, redondos, quadrados, retangulares, uma infinidade. Escolha o que mais agrada você e troque.
3 – ADESIVOS
Para modificar o móvel com adesivo, você não precisa alterar por completo se não quiser. Brincar com detalhes usando o washi tapes ou o contact, é possível renovar o móvel.
4 – LAMINADO AUTO ADESIVO
Há a possibilidade de aplicar o laminado auto adesivo para trocar de cor em moveis com uma dimensão maior, como o roupeiro, por exemplo.
5 – TECIDOS
É bacana e fica uma graça.
Primeira etapa consiste em recuperar a madeira e pintar para depois usar o tecido para revestir.
6 – ESPELHO
Não poderia faltar a opção com espelho. Basta colocar como tampo ou frente e…tchanaaaam…outra cara.
Dá para misturar todas essas ideias.
Quanto mais criatividade, mais personalizado!