Neste sábado (9) a Fundação Marcopolo realiza a Mostra Científica em sua Sede Recreativa, em São Giácomo, nas proximidades do Distrito Industrial de Caxias do Sul. Das 9h às 11h, com entrada franca, o público poderá conhecer o resultado de um ano de formação em Iniciação Científica para professores da rede pública municipal. Além disso, das 9h às 18h, uma exposição sobre os primórdios do cinema e atrações de cultura e lazer também estarão disponíveis para o público.
O projeto de Iniciação Científica instrumentalizou professores para trabalharem com os alunos. Com isso, a Mostra Científica reúne 104 trabalhos que mobilizaram 437 estudantes, orientados por 105 professores de 22 escolas municipais.
Coordenadora da Mostra Científica, Sheila de Avila e Silva, diz que o público vai ter a possibilidade de apreciar trabalhos escolares que utilizaram o método científico como forma de resolver problemas. Ela também ressalta a importância da Iniciação Científica acontecer nas escolas e ser levada ao público:
“A ciência é forma de resolvermos problemas e de progredirmos como sociedade. O método científico é uma forma objetiva e sem viés que visa apresentar conhecimento e, consequente, progresso em diferentes áreas do conhecimento. É importante que a concepção de como a ciência ocorre e o conhecimento gerado a partir do método científico seja compartilhado para que todos possam desenvolver-se criticamente em sua cidadania”, diz Sheila.
Em paralelo à Mostra Científica também será apresentada a exposição “Os Primórdios do Cinema“, em parceria com a Varsóvia Educação e Cultura. Em uma tenda especial que promove uma verdadeira imersão do público no mundo do cinema, a exposição mostra os mestres do cinema Irmãos Lumiere, Georges Mélies, Buster Keaton e Charlie Chaplin e suas invenções para a Sétima Arte mundial. O material é distribuído em totens informativos que também exibem vídeos sobre as primeiras produções cinematográficas.
O público também poderá desfrutar de planetário, brinquedos infláveis e food trucks, num sábado com atrações para toda a família.
Para o Coordenador da Fundação Marcopolo, Luciano Balen, realizar a Mostra Científica é mais uma ação no sentido de qualificar as futuras gerações:
“A ciência tem muito a contribuir para pensarmos no Futuro Que Queremos. Apostar na inventividade das novas gerações através do conhecimento científico aplicado é acreditar que podemos, sim, pensar em alternativas para um mundo melhor”, diz Balen.