Fundação Marcopolo reúne 104 trabalhos estudantis em Mostra Científica, em Caxias do Sul

Programação que será sábado (09), na sede recreativa, reúne atividades resultantes de formação em Iniciação Científica na rede municipal e tem diversas atrações de cultura e lazer gratuitas

Fundação Marcopolo reúne 104 trabalhos estudantis em Mostra Científica, em Caxias do Sul
Foto: Fundação Marcopolo

Neste sábado (9) a Fundação Marcopolo realiza a Mostra Científica em sua Sede Recreativa, em São Giácomo, nas proximidades do Distrito Industrial de Caxias do Sul. Das 9h às 11h, com entrada franca, o público poderá conhecer o resultado de um ano de formação em Iniciação Científica para professores da rede pública municipal. Além disso, das 9h às 18h, uma exposição sobre os primórdios do cinema e atrações de cultura e lazer também estarão disponíveis para o público.

O projeto de Iniciação Científica instrumentalizou professores para trabalharem com os alunos. Com isso, a Mostra Científica reúne 104 trabalhos que mobilizaram 437 estudantes, orientados por 105 professores de 22 escolas municipais.

Coordenadora da Mostra Científica, Sheila de Avila e Silva, diz que o público vai ter a possibilidade de apreciar trabalhos escolares que utilizaram o método científico como forma de resolver problemas. Ela também ressalta a importância da Iniciação Científica acontecer nas escolas e ser levada ao público:

“A ciência é forma de resolvermos problemas e de progredirmos como sociedade. O método científico é uma forma objetiva e sem viés que visa apresentar conhecimento e, consequente, progresso em diferentes áreas do conhecimento. É importante que a concepção de como a ciência ocorre e o conhecimento gerado a partir do método científico seja compartilhado para que todos possam desenvolver-se criticamente em sua cidadania”, diz Sheila.

Em paralelo à Mostra Científica também será apresentada a exposição “Os Primórdios do Cinema“, em parceria com a Varsóvia Educação e Cultura. Em uma tenda especial que promove uma verdadeira imersão do público no mundo do cinema, a exposição mostra os mestres do cinema Irmãos Lumiere, Georges Mélies, Buster Keaton e Charlie Chaplin e suas invenções para a Sétima Arte mundial. O material é distribuído em totens informativos que também exibem vídeos sobre as primeiras produções cinematográficas.

O público também poderá desfrutar de planetário, brinquedos infláveis e food trucks, num sábado com atrações para toda a família.

Para o Coordenador da Fundação Marcopolo, Luciano Balen, realizar a Mostra Científica é mais uma ação no sentido de qualificar as futuras gerações:

“A ciência tem muito a contribuir para pensarmos no Futuro Que Queremos. Apostar na inventividade das novas gerações através do conhecimento científico aplicado é acreditar que podemos, sim, pensar em alternativas para um mundo melhor”, diz Balen.