Audiovisual, moda, desenho e música foram as linguagens artísticas que desafiaram a imaginação e a prática dos alunos da Escola Marcopolo de Criatividade no desenvolvimento do Projeto Amplificador. A iniciativa da Fundação Marcopolo movimentou os jovens na ampliação de suas informações educacionais e seus repertórios criativos. As atividades terão sua finalização no dia 25 de outubro (sexta-feira), quando será realizado um desfile show unindo as diferentes linguagens artísticas do projeto, às 19h, na EMEF Professora Ester Justina Troian Benvenutti, no bairro Fátima.
A proposta do Projeto Amplificador reafirma o compromisso da Fundação Marcopolo de apoiar o trabalho de jovens artistas, promovendo oficinas de formação e qualificação profissional que exploram diversas formas de criação, com destaque para a música, desenho, audiovisual e moda sustentável. Assim, no desfile que finaliza as atividades, esses jovens criadores farão uma demonstração de suas potencialidades criativas nestas diferentes áreas.
Além das performances do desfile show, nesta data também será lançado um Zine criado pelos alunos de desenho do projeto. Com diferentes recursos visuais, dentre as referências de HQs e mangás, eles falam sobre questões ligadas ao seu universo, imaginando mundos e abordando temas como o preconceito, liberdade, amor, e relacionamento com a cidade.
Nesta edição do projeto, os amplificados são MC Val, Gabriela Marcon, Lais Ayana Gaia Leal, Giovana Fogaça, Daniel Ferreti, Sabrina Kuser Souza, Luiz Diogo Vaz Teles, Fernanda Goudinho de Oliveira, Rafaela Cioato, Gabriela Cioato, Eduardo Pedrozo Lentino, Branyelo Monteiro, Julia Ribeiro de Campos e Alana Padilha dos Santos.Já os oficineiros foram Giovana Mazzochi, Douglas Trancoso, Daniel Vargas, Saimon Fortuna, Breno Dalla Zen, Beto Scopel, Cibele Tedesco, Bruna Ferreira da Silva e Carlinhos Santos. A direção artística e estética é da Fundação Marcopolo, Chiquinho Divilas e Julia Webber.
Durante o processo, nove alunos da Escola Ester Justina Troian Benvenutti participaram de oficinas de breaking promovidas pela Fundação Marcopolo em parceria com a Fluência Casa Hip Hope o oficineiro Gê do Break. Estes alunos também se juntam às atividades do desfile show.
“Na Escola Marcopolo de Criatividade desenvolvemos oficinas que inspiram a criatividade dos jovens, contribuindo na construção de um futuro com mais oportunidades. Ao incentivar o pensamento crítico e a troca de saberes, esses projetos fortalecem a confiança e alimentam a esperança. Com isso, a Fundação segue plantando sementes de transformação e cultivando talentos para um futuro com pessoas mais criativas”, destaca Daiane dos Santos Luza, Especialista em Responsabilidade Social da Fundação Marcopolo.