A data da entrega da nova ponte sobre o Rio Caí, que liga os municípios de Caxias do Sul e Nova Petrópolis, foi transferida de sexta-feira (20) para às 11h do próximo sábado (21). O motivo, segundo comunicado divulgado pela prefeitura de Caxias do Sul, na tarde desta terça (17), é a convocação de todos os ministros para uma reunião na sexta-feira. Assim, a cerimônia, que deve contar com a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho, teve a data modificada. Contudo, a solenidade ocorrerá no mesmo local: próximo à cabeceira da ponte, do lado de Caxias.
A estrutura, que é construída no km 174, terá 180 metros de extensão por 13 metros de largura, além de ser um metro mais alta que a anterior. Em novembro passado, foi lançada foi a primeira viga da travessia, dando a início a fase final das obras. O projeto tem investimento de R$ 31 milhões e é realizado pela construtora Cidade, com coordenação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Ponte rompeu com as enchentes deste ano
A principal ligação entre Serra e Hortênsias está bloqueada desde 12 de maio, quando a ponte não suportou a cheia do Rio Caí, causada pelas chuvas históricas, e cedeu parcialmente. Esse é, inclusive, o último trecho totalmente bloqueado em estradas federais no Estado após o desastre climático.
A ordem de início das obras para a nova passagem foi assinada no dia 4 de junho com a presença do ministro dos Transportes. O primeiro passo foi demolir a estrutura anterior, em 27 de junho, para dar lugar à reconstrução.
Em 20 de setembro, a travessia sobre o Rio Caí foi restabelecida pela Ponte da Cooperação, estrutura provisória capitaneada por empresários e moradores.