Dicas para alcançar qualidade de vida de forma simples

Apesar de ser uma busca pessoal, existe um consenso de que é bom falar em qualidade de vida em suas…

Colunista
Educadora Física. Licenciatura em Educação Física / Bacharel em Educação Física / Pós graduada em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico e em Saúde da Mulher / CREF 027828-G/RS.
09:50 - 30/01/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Apesar de ser uma busca pessoal, existe um consenso de que é bom falar em qualidade de vida em suas diferentes áreas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida é a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Podemos dizer que o termo engloba o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos, e também a saúde, educação e outras circunstâncias da vida

A maneira como uma pessoa vive o seu dia a dia, incluindo hábitos alimentares, exercícios físicos, momentos de lazer, relações afetivas e trabalho, influencia totalmente na qualidade de vida. Um estilo de vida sedentário, ou seja, sem a prática regular de exercícios físicos, é maléfico à saúde e pode ocasionar doenças como diabetes, osteoporose, alteração de colesterol, doenças respiratórias, infarto, AVC, entre outras.

A OMS considera a inatividade como uma das dez principais causas mundiais de morte.

Vamos deixar algumas dicas para melhorar de forma geral a sua qualidade de vida, mesmo assim, é válido que você avalie o que é importante para você, quais mudanças necessita para obter um estilo de vida que lhe seja ideal e o que almeja.

De forma geral, adote hábitos saudáveis: alimente-se de maneira saudável; não fume; evite bebidas alcoólicas em excesso; não dirija após ingerir bebida alcoólica; procure dormir de 7 a 8 horas diárias; faça atividades esportivas e de lazer regularmente; resolva problemas de forma racional, encarando-os positivamente; administre seu tempo realizando uma atividade de cada vez e cultive o bom humor.

No trabalho, programe e tire férias anuais; não leve serviço para casa; mantenha o ambiente de trabalho limpo, iluminado, ventilado, sem cigarros, poluição ou barulho excessivo; em momentos de tensão faça um relaxamento com respiração lenta e pausada.

Faça 30 minutos diários de atividade física, de forma contínua; suba e desça escadas em vez de usar elevador; nos momentos livres faça caminhada, pratique algum esporte, dance; escute música; faça passeios ao ar livre; saia com amigos e família; reserve um tempo só para você. Atividades físicas proporcionam benefícios físicos e psicológicos, como o controle do peso corporal; controle dos níveis de glicose, de colesterol, da pressão arterial; a melhora da mobilidade das articulações; aumento da densidade óssea (previne a osteoporose); aumento da resistência física; ajuda no controle da depressão; melhora a qualidade do sono; mantém a autonomia; evita o isolamento social; alivia o estresse; aumenta o bem-estar; melhora a autoestima.

Lembre-se: antes de iniciar a prática de exercícios físicos, procure orientação profissional e passe por uma avaliação médica.

Tome sol, mas com cuidado, busque as horas mais frescas do dia e evite exposição prolongada ao sol; use sempre protetor solar nas áreas expostas ao sol; use óculos escuros e roupas claras, chapéu ou boné para proteger-se.

Sua alimentação fará toda diferença, faça cinco refeições ao dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar); coma frutas, legumes e verduras variados diariamente; evite refrigerantes e salgadinhos; beba pelo menos dois litros de água por dia; faça as refeições em ambientes calmos e nunca assistindo telas; evite comer em excesso quando estiver nervoso ou ansioso.

Dicas simples, que com certeza não são tão difíceis de serem atingidas mas que farão muita diferença na sua rotina do dia a dia, comece aos poucos colocando estes aspectos em prática até que tudo se torne automático e você irá perceber que sua qualidade de vida se encontra da maneira que você gostaria!

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp