Com 12 anos de atividades em Caxias do Sul, o Centro de Auxílio as Pessoas com Câncer (CAPC) trabalha na assistência às pessoas acometidas pela doença. Atualmente, conta com 38 pessoas cadastradas, sendo 24 mulheres. Dentre elas, 16 combatem o câncer de mama.
Em alusão ao Outubro Rosa, a instituição promove a mostra fotográfica “Amor pela Vida”, em Caxias do Sul. A exposição está à mostra para visitação nas lojas Conexão Urbana e Black White durante todo o mês de outubro. Neste ano, a fotógrafa Rafaela dos Santos, fez registros de mulheres que passaram pelas etapas de quimio e radioterapia, mas que ainda fazem tratamentos em decorrência da doença.
“Acreditamos que 50% da cura está dentro de cada uma, servindo elas como exemplo de coragem, força e determinação para superação desta patologia”, afirma a instituição.
Conheça histórias de superação
Gorete Noronha recebeu o diagnóstico de câncer de mama aos 42 anos. Durante o tratamento, realizou dois tipos de quimioterapia e de radioterapia e teve que retirar uma das mamas. Hoje, ela segue em acompanhamento e pratica fisioterapia semanalmente devido a sequelas que teve em um dos braços.
Gisele Borges tem 37 anos e foi diagnosticada com câncer de mama aos 36. Já realizou quatro quimioterapias vermelhas e 12 quimioterapias brancas por uma semana. Após 15 sessões diárias de radioterapia, segue em acompanhamento oncológico e com mastologista no Hospital Geral. Além disso, Gisele realizará um tratamento com tamoxifeno por 10 anos.
A iniciativa faz parte dos esforços do CAPC de promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, bem como a realização de exames de rotina. A instituição também chama a atenção para os dias 18 e 19 de outubro, datas municipal e mundial alusivas à luta contra a doença, respectivamente.