Bento Gonçalves sedia Fórum da Infraestrutura nesta sexta-feira

0
343
Senador Luis Carlos Heinze / Foto: Exata Comunicação

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) será sede de um encontro histórico, capitaneado pelo senador Luis Carlos Heinze, ao reunir deputados, prefeitos e diretores de importantes órgãos vinculados ao Ministério da Infraestrutura – como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Secretaria Nacional de Transportes Terrestres e Aquaviários (SNTTA) – e à Secretaria Estadual de Logística e Transportes – como o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

O Fórum da Infraestrutura discutirá conclusões, duplicações e concessões de rodovias da Serra e do Vale do Calçado. Estarão na pauta, estradas como as BRs 448, 470 e 116, as RSs 453 e 122, além da Transaçoriana, que liga Capela de Santana, Nova Santa Rita e Portão com a Tabaí-Canoas.

As melhorias nessas estradas são consideradas essenciais não apenas para a Serra, mas para todo o Estado, a fim de combater os problemas de logística do Rio Grande do Sul. “A falta de infraestrutura costuma acarretar severos problemas de competitividade para o Estado. Essas obras seriam importantíssimas para agilizar o transporte, com segurança, entre as duas principais regiões produtoras do Estado, a Serra e a Metropolitana”, comenta o presidente do CIC-BG, Elton Paulo Gialdi.

Na região, prefeito e dirigentes de associações de classe reivindicam, por exemplo, a conclusão asfáltica da BR-470, entre Lagoa Vermelha e André da Rocha, e sua duplicação em trechos entre Carlos Barbosa e Bento Gonçalves. Mas eles também cobram melhorias nas rodovias RSC-453 (Rota do Sol), entre Garibaldi e Farroupilha, e também no trecho que liga Caxias ao Litoral Norte, e na RS-122, entre São Vendelino e Farroupilha. A situação da RS-446, entre São Vendelino e Carlos Barbosa também será discutida.

Outra reivindicação de grande importância é o prolongamento da BR-448, entre Portão e Sapucaia do Sul. Os 18,5 quilômetros necessários para a obra, além de encurtarem o caminho da Serra para a Capital, representariam o desafogamento da BR-116 e mais segurança aos motoristas.

Estarão presente neste debate o secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Jamil Megid Junior, o diretor-geral do DNIT, Antônio Leite dos Santos Filho, e o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Sívori Sarti da Silva. O Fórum da Infraestrutura é promovido pelo CIC-BG, pela Associação das Entidades Representativas de Classe Empresarial Gaúcha (CICS Serra), pelo CIC de Portão e pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), com apoio da prefeitura de Bento Gonçalves, da Câmara de Vereadores e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Foto: Jeferson Soldi/CIC-BG

LEAVE A REPLY