As crianças e seus filmes favoritos

0
805

Por Júlia S. Gasperin – Psicóloga Clínica CRP:07/22750.

Todo mundo sabe que as crianças adoram assistir vez após vez, seus filmes favoritos. Você sabe por quê?

Primeiramente, as crianças não conseguem assimilar o filme por completo ao o assisti-lo somente uma vez. Isso se dá porque o filme exige um tempo específico de atenção e mecanismos cognitivos, cujas crianças pequenas ainda não desenvolveram por completo. Mesmo que os filmes infantis tenham um ritmo mais lento, existem diálogos, personagens e cenas que podem passar despercebidas. Portanto, quanto mais assistirem ao filme, mas o entenderão, processarão suas informações e memorizarão seus conteúdos. Crianças aprendem por repetição!

Em segundo lugar, a repetição gera previsibilidade e segurança para todos nós, principalmente para as crianças! Quanto mais o filme for visto, maior será a capacidade da criança prever o que virá a seguir, dessa forma suas expectativas serão supridas, tendo como consequência o fortalecimento emocional e sentimento de controle. Quando uma criança se fixa em certa parte de uma história, por exemplo, é sinal de que ali existe algo que ela está tentando assimilar.

Ao termos consciência de que quase tudo experimentado pela criança é novo, inseguranças, ansiedades e/ou medos podem surgir e, aquele filme já assistido trará a sensação de segurança e conforto para a mesma. Portanto, é normal crianças se fixarem em uma mesma historia ou filme por um período de tempo determinado. Quando seus filhos quiserem assistir novamente aquele filme, lembre-se que essa prática pode trazer benéficos para sua saúde mental.

COMPARTILHAR

LEAVE A REPLY