AFAPAN promove almoço ecológico neste final de semana em Farroupilha

0
165
Edição de 2018 reuniu cerca de 400 pessoas (Foto: Divulgação/AFAPAN)

A Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (AFAPAN), promove, em parceria com a Associação Farroupilhense de Agroecologia (AFAGRO), no próximo domingo a sexta edição do Almoço Ecológico, em Farroupilha. O evento será na comunidade de São Luiz – 3º Distrito, a partir das 12h. Parte do lucro do almoço será destinado para apoiar a produção e a comercialização de produtos orgânicos em Farroupilha e outra parte vai para as escolas que apresentam à Afapan projetos de Educação Ambiental.

Conforme a presidente da AFAPAN, Ângela Silvestrin, a ideia do almoço é promover uma conscientização na comunidade sobre a importância de uma alimentação livre de agrotóxicos.

“Queremos mostrar para a população de Farroupilha e região que a agroecologia é uma realidade. Ou seja, é perfeitamente possível colocarmos em nossas mesas alimentos saudáveis, nutritivos e livres de contaminantes químicos. O que é extremamente importante para nossa saúde e para a preservação do solo, das águas, do ar e da biodiversidade.” diz.

Ângela também ressalta que no ano passado 11 escolas foram contempladas com os valores arrecadados com o almoço para a implantação dos seus projetos, em 2017 foram cinco escolas. Após o almoço, a AFAPAN envia o regulamento para as instituições interessadas e o valor é dividido igualmente entre as que preencheram os requisitos.

A arrecadação também contribui para a qualificação da feira agroecológica e seus agricultores e no auxílio do custeio de análises laboratoriais para garantir aos consumidores produtos saudáveis e isentos de substâncias prejudiciais.

Será servido arroz vegano de moranga e de brócolis, risoto de frango, aipim ao molho, batata doce caramelada e saladas diversas. No evento também haverá uma feira de produtos orgânicos e de ervas aromáticas e medicinais, além da comercialização dos kits de compostagem doméstica.

COMPARTILHAR

LEAVE A REPLY