Comportamento

Hospital São Carlos de Farroupilha realiza primeira cirurgia robótica de coluna na Serra Gaúcha

Iniciativa foi liderada pelos médicos Asdrubal Falavigna e Orlando Righesso Neto

FARROUPILHA
Foto: Guilherme Fadanelli

O Hospital Beneficente São Carlos (HBSC), de Farroupilha, é o primeiro da Serra Gaúcha a contar com o robô Mazor™️ na realização de cirurgias robóticas de coluna vertebral. O primeiro procedimento ocorreu na última segunda-feira (09). Outros três ocorrem ao longo da semana, possibilitando maior acurácia na colocação de parafusos para fixação da coluna. A iniciativa é liderada pelo Dr. Asdrubal Falavigna, neurocirurgião e chefe da equipe de neurologia do HBSC, e Dr. Orlando Righesso Neto, ortopedista e traumatologista.

O robô Mazor™️ foi utilizado pela primeira vez no Brasil em abril, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O sistema permite o planejamento prévio de cirurgias e permite um aumento da precisão na colocação dos implantes de fixação da coluna. Com isso, confere maior segurança, menor radiação para o paciente e equipe médica, melhor planejamento cirúrgico e menor risco de sangramento, possibilitando uma recuperação mais rápida quando comparada com métodos convencionais.

FARROUPILHA
Foto: Guilherme Fadanelli

O aparelho estará ao alcance da equipe de cirurgiões de coluna do São Carlos – que conta ainda com o médico Pedro Guarise – amplamente treinada para correção de instabilidade da coluna vertebral e descompressão nervosa:

“Esta é a primeira vez que a Serra Gaúcha pode contar com uma tecnologia robótica de ponta para restaurar os problemas da coluna vertebral de maneira precisa e minimamente invasiva. Estamos sempre em busca das melhores soluções para nossos pacientes, especialmente no que se refere à segurança dos procedimentos. Temos uma estrutura preparada para receber as melhores inovações em termos de ferramentas, com um time treinado para fazer acontecer. Estamos muito contentes com essa parceria”, reforça a superintendente da instituição, Janete Toigo D’Agostini.

Após os primeiros procedimentos no São Carlos, os médicos levarão a novidade para congressos da área, compartilhando conhecimentos e experiências com outros profissionais. O robô poderá ser utilizado em mais operações no São Carlos conforme indicação da equipe de cirurgiões, responsável pelo aparelho.

FARROUPILHA
Foto: Guilherme Fadanelli