Caxias do Sul

Case de internacionalização de empresa automotiva gaúcha é destaque na CIC, em Caxias do Sul

CEO global da FuelTech, Anderson Dick, palestrou em reunião-almoço que celebrou os 25 anos da caxiense Metalmatrix

Case de internacionalização de empresa automotiva gaúcha é destaque na CIC, em Caxias do Sul
Foto: Júlio Soares/Divulgação

A reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul recebeu, nesta segunda-feira (9), o CEO da FuelTech, Anderson Dick. Exportadora de tecnologia para 96 países, a empresa, com sede em Porto Alegre, se firmou no mercado da inovação e tecnologia automotiva, especialmente no segmento de alta performance. O evento foi alusivo aos 25 anos da Metalmatrix Abraçadeiras, empresa caxiense que também atende a FuelTech.

O diretor destacou a importância da resiliência empresarial, principalmente após as enchentes de maio deste ano, que causaram severos danos à nova sede da FuelTech, inaugurada apenas um ano antes. O prejuízo estimado foi de R$ 15 milhões, com a paralisação temporária das operações.

“Botamos em prática um plano de recuperação abrangente, restauramos as operações e garantimos o cuidado e a manutenção dos nossos colaboradores, que se empenham diariamente na reestruturação da FuelTech”, afirmou Dick.

Nos Estados Unidos, a FuelTech estabeleceu uma unidade em Ball Ground, no estado da Geórgia, com 1.400 m² e 34 funcionários. Segundo Dick, essa foi uma decisão estratégica para garantir a entrada no competitivo mercado norte-americano de performance automotiva. A empresa participa anualmente da Performance Racing Industry (PRI), maior evento do setor, onde destaca seus produtos inovadores e fortalece sua marca globalmente.

Paralelamente à expansão geográfica, a FuelTech atua com produtos nas linhas FT600 e FT700, que integram sistemas de injeção e controle de ignição.

“A inovação é um dos pilares que sustenta nossa visão de sermos referência global em performance automotiva”, afirmou Dick.

Ele também compartilhou estratégias para a entrada em mercados internacionais, especialmente nos Estados Unidos. Entre as recomendações, Dick destacou a importância da aquisição de concorrentes ou distribuidores locais e de um posicionamento focado na qualidade dos produtos.

“Estudar bem os concorrentes e entender as diferenças de preços no Brasil é fundamental para se adaptar ao mercado externo”, ressaltou.

Na abertura do evento, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, homenageou a Metalmatrix pelos seus 25 anos de atuação com a entrega de uma placa ao CEO da empresa, Cristiano Grillo, e ao fundador e diretor José Bertuol.

Loro também fez menção ao sucesso da primeira edição do CIC Connection, realizado nos dias 4 e 5 de setembro, e prestou contas dos resultados da campanha SuperAção, que anunciou a doação de R$ 200 mil para a construção de duas pontes sobre o Rio Caí, estruturas que ligam Caxias do Sul à Região das Hortênsias e a Feliz.