Caxias do Sul

Forqueta Cultural encerra atividades de 2024 neste domingo (1º)

Encontro na Capela Santo Antônio do Cerro da Glória, a partir das 15h, é gratuito e aberto ao público. Evento com música típica, dança, cantoria e gastronomia farta à mesa

Projeto Forqueta Cultural promove o último Filó de 2024 - Foto: Saimon Fortuna
Projeto Forqueta Cultural promove o último Filó de 2024 - Foto: Saimon Fortuna


O projeto Forqueta Cultural – A Magia dos Filós encerra as atividades de 2024 neste domingo, 1º de setembro, a partir das 15h, na Capela Santo Antônio do Cerro da Glória, interior de Forqueta.

A comunidade e o público caxiense estão convidados a participar dessa festa comunitária, que conta com animação do Grupo de Filó Felice Personne e participação especial do Grupo Náni, que cultiva referências da cultura “gringa” da Serra Gaúcha com muito humor e brincadeiras.

Para participar, basta chegar com alguma comida ou bebida que possar ser compartilhada e se divertir com música e dança, além da mesa farta, é claro.

Etapa encerra o ciclo de 2024

Fechando esta 5ª edição, o Forqueta Cultural tornou seus encontros uma referência para os moradores do interior do bairro Forqueta, além do público de outras localidades.

Desde abril, o projeto vem promovendo os filós comunitários nas capelas de São Vigílio, Nossa Senhora de Loreto, São João Batista e São José da Linha Feijó, chegando agora à Capela de Santo Antônio do Cerro da Glória.

O filó segue sendo reverenciado pelos herdeiros da memória dos antepassados que construíram na Serra o seu jeito de manifestar as tradições culturais do legado italiano.

A proposta do projeto focado nos filós comunitários é contribuir com o resgate histórico-cultural de um dos bairros mais importantes de Caxias do Sul, com a democratização e descentralização de acesso à cultura e com a ocupação de espaços da comunidade para a prática da convivência social através da arte e da valorização do patrimônio cultural.

O projeto é concebido e realizado pelo Ponto de Cultura Costurando Sonhos e Varsóvia Educação e Cultura e conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Fundação Marcopolo, Randon Corp/Racon Consórcios e parceria da Voestalpine, Máquinas San Martin, Reflorestadores Unidos e Plásticos Pisani.