Caxias do Sul

Colégio Tiradentes, da Brigada Militar, divulga edital para processo seletivo de 2025

Na unidade de Caxias do Sul, são 75 vagas. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet e vão de 03 de setembro a 04 de outubro de 2024

Rede de Colégios Tiradentes divulga edital para processo seletivo para 2025 (Foto: Rodrigo Alves Bagé)
Rede de Colégios Tiradentes divulga edital para processo seletivo para 2025 (Foto: Rodrigo Alves Bagé)

Foi divulgado nesta semana o edital para o processo seletivo de ingresso na Rede de Colégios Tiradentes. As inscrições estarão abertas de 03 de setembro a 04 de outubro de 2024. Em Caxias do Sul, ao todo, estão disponíveis 75 vagas. Os alunos aprovados no processo seletivo ingressarão no primeiro ano do Ensino Médio, sendo esta a única forma de matricula na rede de Colégios da Brigada Militar.

As inscrições serão feitas exclusivamente online, através do link disponibilizado no edital. O edital pode ser acessado no site da Brigada Militar (www.brigadamilitar.rs.gov.br), na aba “Concursos > Concursos 2025”. Ali, o candidato encontrará todas as informações necessárias sobre o processo seletivo.

A prova é unificada para todos os colégios (Caxias do Sul, Porto Alegre, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Ijuí, Santo Ângelo e São Gabriel) e é aplicada na mesma data, composta por 25 questões de Português e 25 de Matemática. Além do exame intelectual, os candidatos que também devem realizar um pequeno teste físico. O candidato deve ter entre 13 e 17 anos, não podendo completar 17 anos até o dia 31 de dezembro deste ano.

De acordo com o edital, as 75 vagas disponíveis para a unidade de Caxias do Sul, no bairro Cinquentenário, estão dispostas da seguinte forma:

Vagas reservadas para dependentes de:
a) PMs da Brigada Militar (BM) – 16 vagas
b) Bombeiros militares (CBMRS) – 04 vagas
c) Militares do Exército Brasileiro (EB) – 02 vagas

Vagas em geral:
d) Escola pública – 15 vagas
e) Ampla concorrência – 38 vagas

Sobre o Colégio Tiradentes

O Colégio Tiradentes é uma escola estadual, pública e administrada pela Brigada Militar. Os alunos aprovados no processo seletivo iniciarão suas aulas em 2025.

A Rede de Ensino possui uma filosofia de ensino diferenciada, baseada na hierarquia e disciplina, que são preceitos militares. Além disso, eles exercitam diariamente a liderança, através de funções que são designadas desde o primeiro ano do aluno no liceu. As aulas são realizadas em turno integral de segunda a quinta-feira e meio turno na sexta-feira.

Dentre as atividades realizadas pelos alunos diariamente está o patriotismo, exercitado através do hasteamento e arriamento das bandeiras diariamente, além do canto de hinos. Os alunos também possuem diversas atividades extracurriculares que não são ofertadas no ensino de outras escolas, como educação financeira, treinamento em primeiros socorros, aulas de música, além de diversos esportes, como natação, jiu-jitsu, vôlei, judô, futebol 7, entre outras, sem custo adicional aos alunos.

Ao longo do ano, conforme seu mérito, o aluno pode ser recompensado intelectualmente, culturalmente e esportivamente, recebendo medalhas, condecorações e alamares, que simbolizam um destaque aos que alcançam ótimas notas escolares.