O lançamento do quarto volume da obra Cansioniero Popolar (Cancioneiro Popular) ocorre nesta quarta-feira (28), a partir das 16h30, durante uma sessão de autógrafos. O evento literário ocorre na UCS Livraria, junto ao Centro de Convivência, no campus-sede. O valor arrecadado com a venda será doado ao Projeto Mão Amiga, que atende crianças em condição de vulnerabilidade social.
A obra integra as homenagens da Universidade de Caxias do Sul (UCS) aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, que serão celebrados em 2025. O livro é organizado pelo reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech; e pelo diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade, pesquisador Anthony Beux Tessari.
Quarto volume
Esta edição de Cansioniero Popolar apresenta canções interpretadas por corais de diferentes localidades da região Nordeste do Rio Grande do Sul, acompanhadas da pauta musical manuscrita, da letra em língua original e da tradução. O volume contém 57 músicas.
A publicação também oferece três textos inspirados na Educação – tema desta edição. Eles são de autoria de Gelson Rech em parceria com outros autores. Cansioniero Popolar: cantos da imigração italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul, com Anthony Tessari; Padre João Schiavo: um beato educador, com Gustavo Toigo; e Escolas católicas em Caxias do Sul: os colégios São José e Nossa Senhora do Carmo, com Sidnei Cunico. Ainda, reúne reproduções de belas fotografias do acervo do IMHC.
Projeto
Cansioniero Popolar contempla a publicação de cinco volumes, com o objetivo de divulgar o acervo de canções da imigração italiana pertencente ao Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS. Cerca de 300 canções foram coletadas ao longo do trabalho de pesquisa, iniciado em 1981 pelo Projeto Ecirs (Elementos Culturais da Imigração Italiana no Nordeste do RS), com o registro da performance de 36 corais de cidades da Região.
“Esses corais, de formação espontânea, eram compostos por familiares, amigos e vizinhos de comunidades rurais, reunidos com o objetivo de manter viva a sua tradição oral e a lembrança dos acontecimentos e dos parentes vindos da Itália ou por lá deixados. Entre as expressões culturais dos imigrantes italianos, o canto apresenta o seu vigor nos dias atuais, com canções que estão presentes na memória coletiva dos descendentes e que ecoam nas vozes de coros típicos que ainda as interpretam”, salienta Rech.
Os volumes são publicados pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs), que criou um selo específico para as comemorações do sesquicentenário da imigração italiana no Estado: La Macchina a vapore, em referência ao meio de transporte do qual se serviram milhares de imigrantes em sua vinda ao Brasil.
Para 2025 estão programados os lançamentos do quinto e último volume de Cansioniero Popolar e outras publicações com essa temática. Entre eles o Álbum dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS, que servirá como um guia definitivo sobre esse fenômeno imigratório no Estado.