Bento Gonçalves

Procon de Bento Gonçalves recebe denúncias sobre cobranças abusivas nas faturas da Corsan

Um processo administrativo foi aberto para investigar possíveis abusos nos valores cobrados pela empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade

Procon de Bento Gonçalves recebe denúncias contra Corsan sobre cobranças abusivas na conta de água
Foto: Ilustrativa/Divulgação

O Procon Municipal de Bento Gonçalves tem registrado uma série de denúncias relacionadas aos valores cobrados pelo abastecimento de água na cidade. A principal reclamação dos consumidores é sobre o valor que vem sendo cobrado nas faturas emitidas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O órgão informou que recebeu cerca de 15 queixas formais sobre o problema.

Segundo informações do Procon, um processo administrativo foi aberto para investigar possíveis abusos nas tarifas cobradas, além de outras irregularidades. entre elas, estão  Entre elas, estão a falta de informações claras aos consumidores, em violação ao Código de Defesa do Consumidor.

A recomendação é de que os moradores que se sentirem prejudicados por aumentos injustificados ou por outros problemas nos serviços prestados pela Corsan procurem o Procon. Em alguns casos, a companhia já realizou ajustes e reduções nos valores cobrados. No entanto, para os consumidores que não obtiveram sucesso nas tratativas administrativas, o órgão de defesa orienta buscar a via judicial para a resolução do conflito.

Questionada pela reportagem do Grupo RSCOM sobre possíveis equívocos nos procedimentos da empresa e as medidas tomadas para contornar a situação, a administração da Corsan emitiu um comunicado via assessoria de imprensa. A empresa de abastecimento recomenda que em caso de discordância com os valores apontados, clientes entrem em contato com a Companhia, pelos canais digitais ou presencialmente.

Resposta da Corsan ao Portal Leouve

A Corsan emite, em Bento Gonçalves, aproximadamente 60 mil faturas de água por mês aos imóveis interligados à rede no município. A recomendação, para os casos eventuais que possam ocorrer de discordância com os valores apontados, é de que os clientes entrem em contato com a Companhia, pelos canais digitais de relacionamento com a comunidade ou presencialmente, na unidade de saneamento. Desta forma, cada situação é verificada individualmente.

Podem ser utilizados para contato o aplicativo Corsan (pelo telefone celular), o site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644. Já o atendimento presencial é feito na Rua Ramiro Barcelos, 384.

A Corsan ressalta que está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.