Bento Gonçalves

Definida empresa que vai construir nova ponte no Vale Aurora, em Bento Gonçalves

Gasperin Pilatti Empreendimentos Imobiliários assumirá a obra. Contrato prevê um investimento de R$ 2,5 milhões para estrutura maior do que a original

Foto: Emanuele Nicola
Foto: Emanuele Nicola

A empresa que fará a construção da nova ponte de acesso à localidade do Vale Aurora foi definida pela prefeitura de Bento Gonçalves. A verba para as obras da ponte, que tinha sido levada na enchente do mês de maio, foi obtida junto à Defesa Civil Nacional e os trabalhos devem ser iniciados em setembro.

Conforme com a publicação feita no Diário Oficial do Município, a ponte será construída pela empresa Gasperin Pilatti Empreendimentos Imobiliários, de Garibaldi — o processo está em tramitação da documentação. O contrato prevê um investimento de R$ 2.520.000,91 sem licitação em virtude da situação de calamidade decretada em Bento Gonçalves.

De acordo com o proprietário da empresa, Jeferson Gasperin, a nova ponte irá mudar a realidade de quem trafega pelo Vale Aurora. A estrutura antiga tinha apenas 20 metros de comprimento e 3 metros de largura, permitindo que apenas um veículo por vez passasse pelo local. A altura era outro problema, com quatro metros, sendo que a cabeceira foi levada pelas águas.

Gasperin explica que a nova estrutura permitirá fluxo de veículos nos dois lados da via.  Com sete metros de altura, 38 metros de comprimento e 6,36 metros de largura, a estrutura será construída ao lado da ponte velha, que será demolida.

O período para realização das obras é de aproximadamente quatro meses, Gasperin relata que o trabalho mais demorado será a colocação dos pilares e realização da fundação.

“Acreditamos que em 20 dias devemos começar os trabalhos e vamos torcer para que o tempo nos ajude para que, até a safra da uva, uma nova ponte esteja disponível para utilização dos produtores”, informa Gasperin.