Caxias do Sul

Aeroporto Hugo Cantergiani recebe instalação de novo sistema para facilitar pousos em Caxias do Sul

Equipamento de última geração, PAPI, promete aumentar a segurança nas operações aéreas e tem previsão de funcionamento em até 15 dias, após homologação da Anac

Aeroporto Hugo Cantergiani
Foto: Rodrigo Rossi

O Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, está realizado uma medida para aprimorar a segurança e a precisão das operações de pouso. Nesta terça-feira (13), teve início a instalação do chamado sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), um equipamento avançado que auxilia pilotos na correta altitude de aproximação durante o pouso, mesmo em condições de baixa visibilidade, como em situações de neblina moderada.

Os trabalhos começaram com os ajustes nas bases de concreto, instaladas nas laterais da pista principal há cerca de duas semanas. A próxima etapa consiste em fixar o PAPI e a conexão elétrica do sistema. No entanto, antes de entrar em operação, o novo equipamento ainda precisará passar pelo processo de homologação realizado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira.

A instalação do PAPI, que substituirá o antigo sistema AVASIS (Abbreviated Visual Approach Slope Indicator System), está prevista para ser concluída na próxima semana, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis. O investimento, que chega a aproximadamente R$ 1,4 milhão, foi realizado pelo Município de Caxias do Sul, utilizando recursos próprios.

Segundo o piloto de aviação comercial Mauricio Adamatti, habilitado em aeronaves multimotores, instrumentos e instrutor de voo, o novo sistema será mais preciso que o antigo, porém em dias de neblina, a diferença praticamente não existe.

“Caxias do Sul já possui AVASIS, que a gente chama de ‘caixa de abelha’, tanto na cabeceira 15 quanto na 33. Só que o AVASIS não tem tanta precisão de rampa para o piloto. O PAPI é mais preciso, sobretudo para operações em instrumentos. Porém, não vai interferir em nada em dias de nevoeiro”, garante.

Atualmente, o Aeroporto Hugo Cantergiani possui uma pista homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com 1.670 metros de extensão por 30 metros de largura, adequada para a operação de aeronaves de médio porte, como o Airbus A320 e o Boeing 737-800. O aeroporto conta com voos regulares das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass, conectando Caxias do Sul a terminais paulistas, como Campinas, Congonhas e Guarulhos.

Aeroporto de Caxias do Sul receberá melhoria, mas solução para pousos com neblina ainda é distante

Caxias do Sul encaminha pedido de internacionalização do Aeroporto Hugo Cantergiani à ANAC