Estado

RS recebe mais de R$ 340 milhões em doações emergenciais para apoio às vítimas de enchente

Empresas, organizações e pessoas físicas se unem para ajudar comunidades afetadas, com destaque para contribuições de grandes empresas e figuras públicas

doações
Foto: Freepik

O Monitor das Doações, iniciativa da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) com apoio do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), registrou mais de 340 milhões de reais em doações emergenciais destinadas ao Rio Grande do Sul. As contribuições foram feitas por pessoas físicas, jurídicas, organizações sem fins lucrativos e órgãos públicos, com o objetivo de apoiar as comunidades afetadas pela enchente que devastou o estado no final de abril. Até o momento, o monitoramento indica um total de cerca de 600 milhões de reais doados, provenientes de 145 doadores.

Entre os principais contribuintes, 65% são empresas, 20% organizações sociais, 14% pessoas físicas e 1% órgãos públicos. As maiores doações incluem contribuições de 50 milhões de reais do Banco do Brasil e do Instituto Ling, seguidas por 30 milhões da Gerdau. Petrobras e BTG Pactual destinaram 20 milhões cada, enquanto Lojas Renner, Itaú e Grupo Safra contribuíram com 15 milhões e 10 milhões de reais, respectivamente.

Pessoas físicas também desempenharam um papel significativo, com destaque para o jogador Neymar, que doou 21 milhões de reais. Outros doadores incluem Matteus Amaral (ex-BBB 24) com 7 milhões, o empresário Salim Mattar com 5 milhões e o influenciador Felipe Neto, que contribuiu com 4,8 milhões de reais.

Fernando Nogueira, diretor-executivo da ABCR, destacou o impacto e a mobilização gerada pela tragédia.

“O volume das doações emergenciais mostra como as pessoas se sentiram compelidas a ajudar. Até agora, já alcançamos 600 milhões de reais, superando o total de doações do ano passado”, afirmou.

No entanto, Nogueira também alertou para o desafio de manter as doações de forma contínua, não apenas em tempos de crise, lembrando que o país mobilizou mais de 7 bilhões de reais para enfrentar a pandemia de Covid-19, mas registrou uma queda de 67% nas doações em 2023 comparado a 2022.

O Monitor das Doações também permite que doadores informem diretamente suas contribuições, garantindo a inclusão de doações de valor igual ou superior a 3 mil reais. Para mais informações ou para registrar uma doação, os interessados podem acessar o site oficial em www.monitordasdoacoes.org.br ou enviar um e-mail para [email protected].