Caxias do Sul

Consulta Pública da PPP da Educação Infantil de Caxias do Sul inicia nesta quinta-feira (11)

A PPP, na modalidade concessão administrativa, visa à construção, conservação e manutenção de 32 novas unidades de educação infantil, totalizando aproximadamente 7.300 vagas

Educação Infantil
Uma visão geral do Projeto de PPP da Educação Infantil de Caxias do Sul, foi apresentada última terça-feira (02/07), para o Conselho Gestor do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, que apreciou seu teor e autorizou sua exposição em Consulta Pública | Foto: Romila Amaral

Nesta quinta-feira (11) tem início o período de 30 dias da Consulta Pública da Parceria Público-Privada (PPP) da Educação Infantil de Caxias do Sul. Interessados podem submeter suas sugestões ou considerações para aprimoramento dos documentos expostos através do formulário disponível no endereço eletrônico Consulta Pública.

A PPP, na modalidade concessão administrativa, visa à construção, conservação e manutenção de 32 novas unidades de educação infantil, totalizando aproximadamente 7.300 vagas. O projeto busca ampliar a oferta de vagas na rede pública, tanto em período integral para creche quanto parcial para pré-escola. Além disso, pretende aumentar as receitas decorrentes dos repasses do FUNDEB e melhorar a infraestrutura da rede de educação para a infância.

O início da consulta pública marca a conclusão da etapa dos estudos de viabilidade técnica, iniciados em fevereiro de 2023. Os próximos passos incluem a realização de uma audiência pública e roadshow durante o período de consulta pública. Após esse processo, o projeto será analisado pelo Tribunal de Contas do Estado, seguido pela publicação do procedimento de licitação, com o leilão estimado para dezembro de 2024.

A concessionária será responsável por todas as fases pré-obras, incluindo a construção das unidades, fornecimento e instalação de mobiliário e equipamentos. Além disso, a concessionária cuidará de serviços não pedagógicos, como limpeza, manutenção predial, conservação de jardins, controle de pragas, serviços de TI e gestão de utilidades (água/esgoto, energia elétrica e gás).

O município, por sua vez, será responsável pelos serviços pedagógicos, fornecimento de material didático e administrativo, aquisição e distribuição de gêneros alimentícios, elaboração do cardápio escolar, preparação de refeições, vigilância eletrônica e transporte de alunos, quando necessário.

“Temos certeza de que esta PPP apresenta uma importante solução de melhoria da infraestrutura da educação infantil e de potencialização das receitas do FUNDEB,” destacou o secretário de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha.

O prazo da concessão é de 25 anos. Caso a licitação seja realizada em dezembro deste ano, espera-se que o contrato seja celebrado no primeiro semestre de 2025. As 32 unidades deverão ser construídas em três fases, cada uma com prazo máximo de 12 meses.

A PPP da Educação Infantil conta com o apoio do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Governo Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Educação Infantil