A Justiça Federal de São Paulo anunciou um leilão imperdível para os entusiastas de carros clássicos: uma Ferrari Dino 208 GT4 fabricada em 1975. Essa é a única unidade desse modelo registrada no Brasil, e sua história está repleta de reviravoltas e emoções. O leilão acontecerá às 11h do dia 8 de julho, sob responsabilidaade da Sanches Leilões.
O empresário Ferry Lazar foi o proprietário original dessa Ferrari. Infelizmente, em 2006, o veículo foi apreendido pela Polícia Civil sob suspeita de adulteração do chassi e importação ilegal. Desde então, a Dino ficou abandonada ao relento, exposta aos efeitos do clima.
Bruno Richter Lazar, filho de Ferry Lazar, está determinado a arrematar a Ferrari Dino 208 GT4 no leilão. Para ele, a Ferrari enferrujada representa uma memória afetiva de seu pai, com quem teve pouco convívio. A disputa judicial para ser reconhecido como herdeiro legítimo de Ferry também está envolvida nessa história.
O lance mínimo para a 208 GT4 é de R$ 1.092,50. No entanto, o custo de restauração pode chegar a quase R$ 1 milhão. Mesmo assim, Bruno sonha em reformar o carro e exibi-lo em um museu.
Ferrari Dino 208 GT4 em detalhes
A Ferrari Dino 208 GT4, nascida em 1975, era mais do que um carro esportivo elegante: era um símbolo da engenhosidade italiana e da paixão por velocidade. Embora ostentasse o emblema da Ferrari, a Dino 208 GT4 tinha raízes um pouco diferentes. Criada pela Società Anonima Fabbrica Automobili Dino Ferrari, subsidiária da Ferrari, o carro homenageava Alfredo “Dino” Ferrari, filho do lendário Enzo Ferrari.
Seu design, assinado por Nuccio Bertone, era mais angular e agressivo do que os modelos clássicos da Ferrari, e seu motor V8 de 2 litros, com cilindrada menor que os V12 habituais da marca, foi uma resposta à alta tributação italiana sobre carros com motores maiores.
Em 1975, apenas um exemplar da Ferrari Dino 208 GT4 cruzou o Atlântico para solo brasileiro. Ostentando uma pintura amarela vibrante, o carro logo se tornou uma cobiça entre os entusiastas, mas seu destino tomaria um rumo inesperado.
Em 2002, o paradeiro da Dino 208 GT4 brasileira se tornou um mistério. O carro foi levado para reparos em uma oficina e, quando o proprietário retornou, oficina e carro haviam sumido. Um ano depois, o carro foi reencontrado, mas sua história só daria novos saltos em 2006. Apreendida em Santo André, São Paulo, por suspeita de adulteração de chassi e importação ilegal, a Dino 208 GT4 ficou sob custódia da Justiça Federal por 18 anos.
Resta saber se a única Ferrari Dino 208 GT4 brasileira encontrará um novo lar que a restaure à sua glória original, preservando um capítulo singular da história automotiva nacional e internacional. Afinal, mesmo em meio à ferrugem e ao abandono, a alma de um clássico italiano ainda pulsa forte em seu coração de metal.