Cidades

Polícia cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão no Presídio Regional de Caxias do Sul

Operação Foss foi deflagrada em Santa Maria. Investigação combate enriquecimento ilícito através da comercialização de entorpecentes e armas de fogo

Polícia Civil deflagra Operação Foss em Santa Maria
Foto: Polícia Civil/ Divulgação

A Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria, na manhã desta quinta-feira (25/04) desencadeou a Operação Foss em combate ao enriquecimento ilícito através da comercialização de entorpecentes e armas de fogo em Santa Maria.

Foram presos 28 indivíduos, sendo 06 em flagrante e 22 preventivos e apreendidos carros, drogas e armas. Foram cumpridas 48 ordens judiciais, sendo 24 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão nos Bairros Lorenzi, São João, Caturrita, Itararé, Parque Pinheiro Machado, Zilda Arns, Carolina, Passo da Areia, Centro, Nova Santa Marta, Vila Rossi, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Rosário, Camobi, Salgado Filho, Campestre do Menino Deus, além de ordens judiciais cumpridas nas cidades de São Gabriel e Caxias do Sul.

Simultaneamente, foram também cumpridos mandados de prisão preventiva e mandados de busca e apreensão no Presídio Estadual de Santa Maria (PESM) e Presídio Regional de Caxias do Sul (PIC).

A investigação desenvolvida pela Draco de Santa Maria teve início no mês de julho de 2023. Nestes nove meses de investigação, apurou-se que os investigados integram célula de uma organização criminosa. De acordo com a investigação, foi possível identificar, pelo menos, 25 criminosos ligados às lideranças do grupo criminoso, com atuação voltada ao tráfico de drogas, associação para o tráfico e comercialização de armas de fogo.

Dois dos investigados determinavam a logística das ações criminosas mesmo estando recolhidos no Presídio Estadual de Santa Maria (PESM).

Leia também: Polícia Federal deflagra operação contra à importação ilegal de mercadorias estrangeiras