Um caso inusitado chamou a atenção das autoridades de trânsito de Campinas, São Paulo. No dia 16 de janeiro, um homem foi flagrado por um radar ostentando o traseiro enquanto dirigia um Volkswagen Apolo pela Avenida Prestes Maia. A imagem, que viralizou só agora nas redes sociais, mostra o veículo trafegando a 80 km/h em uma via com limite de 70 km/h.
A atitude inusitada do homem flagrado pelo radar resultou em mais do que uma multa por excesso de velocidade. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) apreendeu o veículo no dia 22 de janeiro e o recolheu ao Pátio Municipal. Além da multa por alta velocidade, o homem também pode ser multado por exibir as partes íntimas em público.
O histórico do veículo não é dos melhores. Desde maio de 2020, o carro acumulou sete infrações de trânsito, totalizando mais de R$ 1.300 em multas. O caso serve como um lembrete de que o comportamento irresponsável no trânsito pode ter consequências sérias, tanto para o bolso quanto para a liberdade.
O Emdec trata o caso apenas na esfera da infração de trânsito e segue os procedimentos convencionais, inclusive por conta do processamento automático das notificações. A autarquia classificou o caso do flagra no radar
como uma “provocação”, mas advertiu que “o ato coloca em risco a segurança de quem está praticando e dos demais condutores, já que poderia resultar em um sinistro”.