Caxias do Sul

"Esperamos construir essa chapa com Alceu Barbosa Velho", diz pré-candidata a prefeita de Caxias Denise Pessôa

Deputada federal do PT participou do Bom Dia Trabalhador na manhã desta sexta-feira (9)

"Esperamos construir uma chapa com Alceu Barbosa Velho", diz pré-candidata a prefeita de Caxias Denise Pessôa
Foto: Gabriel Lain/divulgação

A deputada federal Denise Pessôa (PT) participou do Bom Dia Trabalhador, da Rádio Viva, na manhã desta sexta-feira (9). A parlamentar abordou a reunião do diretório petista, que lançou oficialmente seu nome como pré-candidata à prefeitura de Caxias do Sul e deu início a elaboração de um programa de governo. Ela também reforçou a intenção de contar com o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho, do PDT, como vice.

De acordo com Denise, as duas legendas têm articulado uma união. Além disso, o PT integra uma federação com PV e PCdoB – combinação que, aliada aos pedetistas, deve representar a esquerda na eleição de outubro.

“Acho que a gente (PT) tem muita coisa em comum com o PDT, essa relação comunitária, com o povo. A gente se identifica, temos muito mais em comum do que divergência. Podemos caminhar junto no próximo período. O Alceu chegou a ser líder do governo Pepe (Vargas) na Câmara de Vereadores. Então, esperamos construir essa chapa“, disse a pré-candidata.

Com a negativa de Sartori à disputa, o PDT sinalizou ter mais esperança em colocar Alceu como cabeça de chapa, segundo o presidente da sigla no município, Rafael Bueno. Entretanto, a liderança também confirmou ter conversas avançadas com o PT, o que reforça a tendência de indicar o vice de Denise Pessôa. Os pedetistas devem se reunir para definições concretas no dia 20 de fevereiro. Para a reportagem, Alceu disse que “agora que Sartori saiu do páreo, tudo é possível. O importante é que se mantenha o diálogo”.

Na noite de quinta (8), o diretório do PT no município promoveu uma reunião com lideranças e filiados para lançar o nome de Denise como pré-candidata, e dar início a um programa de governo, chamado ‘Mais Diálogo, Mais Futuro’. Segundo a parlamentar, Caxias do Sul está ‘parada’, e precisa acelerar com “participação na gestão, na inovação e na transparência”.

Foram criados grupos de trabalho que se debruçarão sobre habitação, saúde, segurança e demais temas que cercam as ações do poder Executivo.

“A gente precisa de uma gestão que dê respostas rápidas e consiga dar essa velocidade que o caxiense e as pessoas que vivem em Caxias precisam”, opinou a petista.

Aos ouvintes, a deputada federal também frisou que ocorre uma transição dentro do Partido dos Trabalhadores caxiense. O ex-prefeito Pepe Vargas, que disputou o Executivo nas duas últimas oportunidades (2016 e 2020), passa o bastão para Denise.

“O ano que vem (Pepe, atualmente deputado estadual) deve presidir a Assembleia Legislativa. Tem sido um grande professor, uma inspiração para nós. Ele tem a experiência de ter sido prefeito, de ter auxiliado tanto na saúde do nosso município. Acho que está um clima muito bom dentro do partido”, disse.

Além de Denise, estão colocados como pré-candidatos a prefeito de Caxias do Sul, de forma oficial pelos partidos, Adiló Didomenico (PSDB), Maurício Scalco (PL) e Felipe Gremelmaier (MDB).