O New Shepard, foguete da empresa Blue Origin de Jeff Bezos, fundador da Amazon, fez uma decolagem perfeita nesta Terça-feita (19). O foguete é lançado a partir do Centro Espacial Blue Origin, localizado no oeste do Texas. O local é uma fazenda particular que foi comprada pela Blue Origin em 2012.
O centro espacial possui uma plataforma de lançamento e uma área de recuperação para o foguete e a cápsula da nave. A plataforma é uma estrutura de 150 metros de altura que abriga os motores do foguete. A área de recuperação é uma área de 400 hectares que é usada para pousar o foguete e a cápsula.
Este foi o primeiro lançamento bem-sucedido depois do fracasso de setembro de 2022 que interrompeu o programa e fez a Administração Federal de Aviação (FAA) ficar de olho na iniciativa de Jeff Bezos. A investigação da FAA mostrou uma falha no bocal do motor, que gerou uma enorme explosão ao primeiro minuto de voo e posteriormente foram identificados outros 21 problemas que exigiram ação corretiva da Blue Origin, que reformulou o motor e o bocal do New Shepard.
Em apenas 4 minutos, o New Shepard já estava em sua altitude máxima, e o tempo total de voo até a aterrizagem segura foi de 7:28 após o lançamento. Foram levadas 33 cargas úteis de ciência e pesquisa como dispositivos tecnológicos para coleta de dados e experimentos no espaço, além de 38.000 cartões-postais.
O Blue Origin é um foguete turístico inovador que oferece uma experiência única aos passageiros. A empresa tem o potencial de se tornar uma das principais empresas de exploração espacial do mundo, mas ainda enfrenta alguns desafios, como os preços elevados e a concorrência de Elon Musk. Pelo menos 20 pessoas, incluindo Jeff Bezos, o co-âncora do “Good Morning America”, Michael Strahan, e o ator de “Star Trek”, William Shatner já fizeram a missão tripulada até o espaço.