Política

Os encontros de Lula com Biden e Zelensky nos Estados Unidos

Em Nova York, presidente brasileiro também discursou na Assembleia Geral da ONU

LULA
Lula e Volodymyr Zelensky (Foto: Redes Sociais/Divulgação/Volodymyr Zelensky)

A quarta-feira (20) foi intensa para o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Chefe de Estado se reuniu com os presidentes Joe Biden dos Estados Unidos e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, em encontro bastante aguardado.

Nos Estados Unidos desde sábado (16), Lula realizou encontros com líderes e na terça (19) discursou em Nova York na abertura da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o mandatário americano foi realizado um ato voltado para a classe trabalhadora.

Encontro com Biden

Com o intuito de promover trabalhos dignos para todos, uma parceria entre Brasil e Estados Unidos foi assinada intitulada “Coalizão Global pelo Trabalho”. A iniciativa, que é inédita entre os países, visa combater a precarização do trabalho, tendo os sindicatos como base de apoio.

A Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores tem como diretrizes principais a proteção dos diretos trabalhistas; promoção do trabalho digno nos empreendimentos públicos e privados; o combate à discriminação no local de trabalho; abordagem centrada dos trabalhadores na transição para energia limpa; e o uso da tecnologia e da transição digital em prol do trabalho decente.

“Nosso progresso depende dos nossos trabalhadores”, frisou Biden. Os dois também trocaram elogios ao longo da reunião. Em um encontro bilateral, Lula disse nunca ter visto um presidente americano tão preocupado com a classe: “Eu nunca tinha visto um presidente americano falar tanto e tão bem dos trabalhadores como o senhor falou”, admitiu.

Temas globais como assuntos climáticos e direitos humanos também foram abordados pelos dois.

LULA
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Encontro com Zelensky

Depois do encontro com Biden, foi a vez de Lula e Zelensky estarem pela primeira vez frente a frente para uma conversa. Eles só haviam se falado por videoconferência. Depois da reunião, o brasileiro disse através das redes sociais que:

“Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”.

Algumas declarações do presidente brasileiro em relação da Guerra na Ucrânia fizeram a relação entre eles não ser tão harmoniosa nos últimos tempos.

Também pelas redes sociais, Zelensky comentou o encontro que durou mais de 30 minutos:

“Reunião importante com Lula. Após a nossa discussão honesta e construtiva, instruímos as nossas equipas diplomáticas a trabalhar nos próximos passos nas nossas relações bilaterais e nos esforços de paz. O representante brasileiro continuará participando das reuniões da Fórmula da Paz”.

LULA
Lula e Volodymyr Zelensky Foto: Redes Sociais/Divulgação/Volodymyr Zelensky