Caxias do Sul

Comitiva com Ministros do Governo Federal chega ao RS

Representantes do Governo Lula desembarcaram em Caxias do Sul na manhã desta quarta-feira

Comitiva com Ministros do Governo Federal chega ao RS

Com o objetivo de levar ajuda do Governo Federal para os gaúchos afetados pelo temporal, e por determinação do Presidente Lula, o ministro da Secom, Paulo Pimenta; o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil Wolnei Aparecido Wolff chegaram no Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira (06).

A comitiva de Ministros do Presidente Lula embarcou às 6h da manhã em Brasília, e chegaram por volta das 8h15 no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, e foram recebidos pelo governador Eduardo Leite.

Os ministros vão visitar durante o dia as áreas mais atingidas pelo temporal no Rio Grande do Sul, sobrevoando os municípios mais afetados pelas chuvas, com visitas confirmadas nas cidades de Muçum, Roca Sales e Encantado.

A prioridade inicial é ajuda humanitária, e buscas por ilhadas e desaparecidos. Levantamento da Defesa Civil aponta que as fortes chuvas já atingiram 67 municípios, e já vitimou 31 pessoas.

A deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) e o deputado estadual Pepe Vargas (PT) entregaram aos ministros um ofício, no qual solicitam suporte para os afetados pela enchente. Entre as demandas estão:

  • Envio de aeronaves e embarcações para auxiliar nas buscas e resgates;
  • Assistência para alojamento temporário e suprimentos essenciais para famílias desabrigadas;
  • Recursos para ampliar reparar e reconstruir infra estruturas críticas, como pontes, estradas, sistemas de esgoto e fornecimento de água;
  • Apoio na reabilitação de escolas e instalações de saúde danificadas;
  • Medidas de prevenção e mitigação de futuros desastres naturais, incluindo estudos de mapeamento de riscos e obras de contenção;
  • Assistência técnica e financeira para os municípios desenvolverem planos de recuperação de médio e longo prazo.

Fotos: Gabriel Lain/divulgação

Coletiva com o governador e ministros