Mais seis mortes em decorrência da destruição causada pelas chuvas no Vale do Taquari foram confirmadas pela Defesa Civil gaúcha na manhã desta quarta-feira (6). Agora, o total de vítimas chega a 27. Os seis corpos foram encontrados na cidade de Roca Sales, que continua sem energia elétrica.
Leia mais
Anteriormente, 15 corpos foram encontrados somente em Muçum, e mais seis mortes confirmadas em outros municípios do Taquari atingidos pela cheia, totalizando a marca de 27 vítimas. A operação de resgate será centralizada em Lajeado.
A Defesa Civil estima que ao menos 52 mil pessoas tenham sido afetadas em todo o Estado. Há mais de 3 mil desalojados e 1,6 mil desabrigados.
O governador Eduardo Leite prestou solidariedade às vítimas nas redes sociais, e afirmou que “estamos trabalhando para fazer todos os resgates possíveis nas regiões mais atingidas”. Ainda de acordo com o mandatário, as atenções se dirigem agora, também, para o Vale do Rio Pardo.
“Helicópteros da Brigada, dos Bombeiros e da Civil são empregados para resgates, com o apoio de 1 aeronave da PRF, 1 da FAB e 1 da Marinha. Trabalho para que as forças armadas possam liberar + aeronaves o quanto antes”, divulgou Leite, no Twitter.
Recebi, há pouco, a confirmação de mais 6 mortes, no município de Roca Sales, no Vale do Taquari. Lamentamos cada vida perdida e estamos trabalhando para fazer todos os resgates possíveis nas regiões mais atingidas. Milhares de pessoas já foram salvas por nossas equipes.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) September 6, 2023
Na manhã desta quarta, o governador visita as áreas atingidas junto aos ministros Paulo Pimenta (Comunicação), Waldez Góes (Integração e Desenv. Regional), e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff, que foram destinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A comitiva pousou no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, por volta das 8h30min e, em seguida, deve se deslocar aos locais afetados no Taquari.
Confira a coletiva abaixo: