Bento Gonçalves

Piso nacional da enfermagem vira projeto de lei, em Bento Gonçalves

Após Governo Federal garantir repasse de recursos para complementação do valor, Executivo municipal encaminhou projeto de lei para a Câmara

piso nacional da enfermagem
Técnicos e auxiliares em enfermagem terão direito ao complemento (Foto: Ilustração)

O piso nacional da enfermagem virou projeto de lei, em Bento Gonçalves. A complementação orçamentária para o pagamento do direito aos trabalhadores foi encaminhado, na última sexta-feira (18), pela prefeitura, para aprovação na Câmara Municipal.

O avanço se deu após o Governo Federal garantir, para estados e municípios, repasses de auxílio complementar para o pagamento do piso nacional da enfermagem. Em junho, ao portal Leouve, a prefeitura de Bento Gonçalves havia justificado exatamente com a falta de “diretrizes claras e específicas” de como funcionaria o pagamento para não fazer avançar o assunto na tramitação municipal. Posteriormente a esta manifestação, a Secretaria Municipal de Finanças realizou estudo de impacto orçamentário e financeiro com resultado favorável à aplicação do complemento nos vencimentos.

Desta forma, aprovada a complementação na Câmara, os técnicos em enfermagem receberão aumento no valor máximo de R$ 798,16 e os auxiliares de enfermagem no valor máximo de R$ 790,10. Dentro das particularidades dos contratos de Bento Gonçalves, os enfermeiros não estão enquadrados no projeto de lei. Isto porque o valor recebido por estes profissionais na cidade, por jornada de trabalho de 20 horas semanais, já atinge o piso determinado pelo Governo Federal.

A previsão é de que o primeiro repasse dos valores complementares da União para os cofres municipais ocorre ainda durante esta segunda-feira (21). Entretanto, esclarece a prefeitura, os novos valores só serão pagos aos servidores após a aprovação pelo Legislativo.

Prefeito celebra garantias para o pagamento do piso nacional da enfermagem e sindicato a conquista

Em vídeo publicado nas redes sociais, ao lado de uma técnica em enfermagem e uma auxiliar em enfermagem, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), celebrou a garantia pelo Governo Federal do repasse de valores complementares. “Preciso dessa chancela para ter a complementação. É um grande avanço para toda a nossa saúde, principalmente para nossos servidores que se dedicam a todo o cidadão.

Após pressionar o Executivo para que desse celeridade no processo, o Sindicato dos Servidores Públicos de Bento Gonçalves (Sindiserp-BG) comemorou o avanço. “Estivemos cobrando a agilização dos trâmites legais, para poder acessar os recursos. Toda luta vale a pena. Os profissionais da enfermagem merecem essa conquista”, afirmou o órgão, em publicação nas redes sociais.

À reportagem, porém, a presidente do Sindiserp-BG, Neilene Lunelli, afirmou que o sindicato ainda procura maiores informações sobre o projeto. “Pedimos uma audiência urgente com o prefeito, pois o projeto encaminhado não é claro. Precisamos esclarecer muitas coisas para que a classe das técnicas não fique prejudicada.”