Caxias do Sul

Eleições da União das Associações de Bairros de Caxias ocorrem neste domingo

Além da UAB, comunidade vai escolher seus representantes em 143 Associações de Moradores de Bairros (Amob), das 8h às 16h

Comunidade elege representantes da UAB e de 143 bairros neste domingo, em Caxias
Foto: Arquivo Grupo RSCOM

Neste domingo, dia 4 de junho, Caxias do Sul volta às urnas para exercer a cidadania e a democracia. Desta vez, serão escolhidos os representantes da comunidade na União das Associações de Bairros (UAB) e nas Associações de Moradores de Bairros (Amob), que exercerão mandato pelos próximos dois anos (2024-2026). As Eleições da UAB vão ocorrer das 8h às 16h.

O presidente da Comissão Eleitoral e ex-vice-prefeito do município, Elói Frizzo, explica que cada cidadão deverá se dirigir até a sede da Amob da sua região para votar. É necessário apresentar apenas documento com foto. Ao todo, serão 143 Amobs participando, sendo que em 13 delas há mais de uma chapa disputando. Para a UAB, apenas a chapa do atual presidente, Valdir Walter, se inscreveu.

A apuração dos resultados deve iniciar às 17h, na matriz das associações, que fica no bairro Panazzolo. Frizzo prevê que até às 00h sejam conhecidos os novos, ou reeleitos, líderes de cada comunidade caxiense.

“É importante então que, num espírito democrático, as eleições aconteçam sem nenhum problema. Nós vamos estar com a junta eleitoral circulando pelos bairros. Nós somos em cinco membros na junta eleitoral, dirimindo [esclarecendo] qualquer dúvida com relação a essa questão”, ponderou Frizzo.

Diferentemente da eleição passada, não haverá urna eletrônica e, sim, de lona. Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, a decisão foi tomada pela Justiça Eleitoral em razão da UAB contar com somente uma chapa inscrita para o pleito. Frizzo alerta para que, neste sábado (3), os atuais presidentes dos bairros desloquem-se até a matriz para pegar a urna e transportar até a sua filial.

“Nós temos muito orgulho da nossa união, das associações de bairro e de todo esse movimento comunitário” exalta Elói Frizzo

 

Em cada unidade das Amobs, ou seja, nas seções de votação, as chapas terão direito a indicar um fiscal das urnas ao presidente da mesa. Ao fim do processo, eles são os responsáveis por levar as urnas até a sede da União das Associações de Bairros para início da contagem dos votos.

“O mínimo para que uma associação possa eleger sua diretoria é 16 votos. Nós temos bairros com 3, 4 mil associados, então vai ser uma eleição muito boa”, projeta Frizzo.

60 anos de “elo direto” entre a comunidade e o poder público

Para Elói Frizzo, as lideranças comunitárias atuam como um elo direto entre os bairros e o poder público. Ele evidenciou que, no último dia 19 de maio, a União das Associações de Bairros de Caxias completou 60 anos de história.

“Hoje o papel que o movimento comunitário exerce, representa na cidade é, sem dúvida nenhuma, de muita importância. É o elo direto de ligação das nossas comunidades, nossos bairros, nossos loteamentos, das nossas vilas com o poder público, seja o municipal, seja o estadual, seja o federal. As demandas que acontecem no bairro, que vão desde o calçamento, da água, da luz, do esgoto, da creche, da escola, passam pela Associação de Moradores”, observou.

O ex-vice-prefeito acredita na força do movimento comunitário e convida a população que participe do ato democrático.

“Nós temos muito orgulho da nossa união, das associações de bairro e de todo esse movimento comunitário formado por todas essas associações, que de forma voluntariosa, sem um centavo, lutam para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, finalizou.