Os 60 anos da União das Associações de Bairros (UAB) foram celebrados pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, em sessão solene, realizada na noite desta quarta-feira (17), no plenário da Casa. O ato lembrou diversas lutas do órgão associativo, que fará aniversário sexta-feira, 19 de maio. A condução dos trabalhos coube ao presidente do Legislativo, vereador Zé Dambrós (PSB), que assinou a proposição da homenagem, junto com os demais integrantes da Mesa Diretora da Casa.
Dambrós também fez o pronunciamento em nome do conjunto dos vereadores.
“Quero deixar um pedacinho da gratidão, uma forma desse poder retribuir a tantas lideranças que dedicam tempo e vida, de maneira voluntária, em prol de vizinhos e amigos, em sua comunidade, desde 19 de maio de 1963”, enalteceu.
Lembrou que a própria origem política deu-se no bairro Pioneiro, na Zona Norte.
“O Orçamento Comunitário precisa voltar. Quando coordenei o projeto, de 2013 a 2016, eram disponibilizados R$ 11 milhões, cujas escolhas das obras que receberiam investimentos eram feitas pelos próprios moradores”, contou.
O presidente da Câmara enfatizou que o líder comunitário consiste no elo entre o cidadão e a Prefeitura. Ressaltou que, com esforço e paixão, muitos deles conquistaram a construção do Hospital Geral (HG), melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS), a regularização fundiária, a pavimentação, o abastecimento de água, o saneamento básico, as capelas mortuárias, as hortas comunitárias, entre outros pleitos.
Dambrós destacou que a força da UAB pôde ser percebida na cessão de uso público e cultural, pelo Estado para Caxias, do complexo da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa). Pediu que o órgão persista mobilizado pela ocupação da área de mais de cinco hectares, na região central da cidade. Elogiou as feiras culturais, junto à Maesa. Saudou a reabertura do restaurante popular, junto à sede da UAB.
“É tempo de acolher as pessoas em situação de rua, com, no mínimo, uma refeição ao dia”, pontuou.
Depois de receber placa, alusiva aos 60 anos, o presidente da UAB, Valdir Walter, fez breves agradecimentos a partir da tribuna. Recordou estar há dez anos na gestão da união associativa e há 35 anos no movimento comunitário, onde começou, segundo ele, por necessidade.
“Quando eu fui morar no Jardim Oriental, não havia nada. Os ex-presidentes da UAB Daltro da Rosa Maciel e Tânia Menezes foram os meus professores nessa jornada”, salientou.
Walter enumerou feitos, tais como: o fim do pedágio de Farroupilha; a continuidade do HG público; a consolidação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Caxias do Sul; o policiamento comunitário (prometeu luta pela sua reativação).
O secretário municipal da Habitação, Wagner Petrini, comentou ter sido vice-presidente da AMOB do Desvio Rizzo. Reconheceu o papel das lideranças comunitárias, no cotidiano, e transmitiu os cumprimentos do prefeito municipal, Adiló Didomenico.