O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou um comerciante por tortura contra dois meninos, de 11 e 13 anos de idade. No dia 11 de março, por meio de uma denúncia anônima, as autoridades policiais foram informadas que dois meninos estavam sendo submetidos à violência em um mercado no bairro Portal da Maestra.
A ação violenta do denunciado foi filmada por uma pessoa. Conforme o inquérito policial, no dia dos fatos, as duas vítimas teriam sido flagradas pelo denunciado supostamente subtraindo produtos do estabelecimento comercial.
Na denúncia, o promotor de Justiça João Francisco Ckless Filho explica que “o homem submeteu as vítimas, com emprego de violência, a intenso sofrimento físico e mental, como forma de obter informação, declaração ou confissão”.
No início do mês a Polícia Civil, através da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), encaminhou para o poder judiciário o inquérito, com denúncia do acusado por tortura. O vídeo na oportunidade foi divulgado com exclusividade pelo Portal Leouve.
Nas imagens as crianças estão sentadas no corredor do mercado, rendidas, enquanto o empresário utiliza uma faca para ameaça-los. O proprietário está acompanhado de um funcionário durante todo o vídeo. Em certo momento, o dono do mercado ordena que o menino mais novo lamba o chão para limpar. Aparentemente, a criança urinou na calça.