Carlos Barbosa

Igreja será demolida para construção de praça de pedágio no interior de Carlos Barbosa

Moradores lutam para que igreja da comunidade Nossa Senhora da Assunção seja preservada

Igreja será demolida para construção de praça de pedágio no interior de Carlos Barbosa
Foto: Divulgação

A coordenação da igreja da comunidade Nossa Senhora da Assunção, em Santa Clara Baixa, está apreensiva com a possibilidade do templo e o salão serem demolidos para instalação da futura praça de pedágio, na ERS-446. A comunidade foi informada no início do mês pelo engenheiro do Consórcio Integrasul, que venceu o leilão realizado pelo Governo do Estado e que administrará o trecho.

A igreja foi construída em 1974, após a antiga capela colapsar, em 1970, devido a um deslocamento do solo em decorrência das obras de construção da ERS-446. Desta vez, a obra que pode ocasionar a demolição do templo é a construção das cabines de cobrança do pedágio. Conforme o comunicado os espaços para a cobrança dos pedágios se estenderá próximo a porta principal do local.

A comunidade teve início em 1885, com a chegada dos primeiros imigrantes vindos da Itália. A primeira capela foi construída no local em 1919, em madeira. Outra preocupação dos moradores é com o cemitério, localizado nas proximidades da igreja. O solo instável do local, pode ocasionar deslizamentos de terra. No cemitério estão enterradas os primeiros imigrantes que fundaram a comunidade.

Uma série de reuniões com Dom Carlos, Bispo de Montenegro, responsável pela paróquia, estão sendo realizadas, Na última quinta-feira (17) representantes da comunidade estiveram no gabinete do prefeito de Carlos Barbosa, Everson Kirch. O pedido da comunidade é que a prefeitura interceda junto ao Governo do Estado para que o pedágio seja instalado em outro local.