Mundo

VÍDEO: “Perdeu, mané, não amola”, diz Barroso manifestante em Nova York

Barroso caminhava com o ministro Alexandre de Moraes quando foi abordado pelo manifestante

VÍDEO: “Perdeu, mané, não amola”, diz Barroso manifestante em Nova York
Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso reagiu nesta terça-feira (15) a um manifestante que o seguia pelas ruas de Nova York e questionava sobre a segurança do código-fonte das urnas eletrônicas brasileiras.

“Perdeu, mané, não amola”, disse Barroso.

Barroso caminha pela rua acompanhado do ministro Alexandre de Moraes. No vídeo, é possível observar o homem seguindo o ministro e o questionando sobre o processo eleitoral brasileiro.

“Responde para a gente, você vai responder às Forças Armadas? Então vão deixar o código-fonte ser exposto? Brasil precisa dessa resposta, ministro, com todo respeito. Por favor, Barroso, responde para gente”, questionou o homem.

O relatório das Forças Armadas sobre as eleições afirma que não foram constatadas irregularidades no processo eleitoral e que os boletins de urna impressos estão em conformidade com os dados disponibilizados pelo TSE.

Na última quinta-feira (10), no entanto, o Ministério da Defesa divulgou uma nota afirmando que o relatório das Forças Armadas sobre as eleições não exclui a possibilidade de fraude ou inconsistência nas urnas.

Hostilizado nos EUA, Moraes diz que extremistas ‘terão a aplicação da lei penal’

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou na noite desta segunda-feira (14) que extremistas “terão a aplicação da lei penal”. A manifestação nas redes sociais foi feita após o magistrado e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) terem sido alvo de xingamentos em Nova York, nos Estados Unidos.

Os insultos foram proferidos por manifestantes brasileiros insatisfeitos com as decisões da Justiça brasileira. Na publicação, Moraes também falou que “a democracia venceu” e que “o Brasil merece paz”.

Na cidade norte-americana para participar de debates sobre liberdade, democracia e a economia do Brasil em 2023, Moraes foi vítima de hostilidades enquanto estava em um restaurante da cidade.

Ministros são hostilizados

Ministros do STF e o ex-presidente Michel Temer, que participam do Lide Brazil Conference, foram hostilizado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos. No domingo (13), manifestantes gritaram e xingaram os magistrados enquanto eles saiam do hotel pela porta principal para entrar em uma van, estacionada logo em frente.

Ainda nesta terça (15), uma mulher abordou o ministro do STF Gilmar Mendes e o questionou se “o crime compensa no Brasil?”, causando constrangimento.

*Com informações da CNN Brasil e DCM TV