Comportamento

Black Friday deve movimentar mais de R$4 bilhões em 2022 no Brasil

Esta será a maior movimentação financeira desde que o ''Black Friday'' foi incorporado ao calendário do varejo nacional, em 2010.

Black Friday

Inaugurando a temporada de compras para o Natal, o final de semana do Black Friday tem expectativa de crescimento neste ano. Comparada ao ano passado, a data deve ter elevação de 1,3%, movimentando mais de R$4 bilhões.

Conforme dados da Confederação Nacional do Comércio, esta será a maior movimentação financeira desde que o ”Black Friday” foi incorporado ao calendário do varejo nacional, em 2010. Caso haja confirmação dessa expectativa, o faturamento terá crescimento de 1,1% em relação ao ano passado, descontada a inflação.

Entretanto, o consumidor deve tomar cuidados em relação às promoções. No ano passado, apenas em São Paulo, o Procon registrou mais de 700 reclamações sobre a Black Friday. Os principais motivos das reclamações são atraso ou não entrega do produto, pedido cancelado, mudança de preço, maquiagem de desconto e indisponibilidade do produto ou serviço.