Custo de Vida

Procon alerta consumidores sobre aspectos da Black Friday

A Black Friday deste ano acontece no dia 25 de novembro

Varejo apresentou aumento de R$ 2,6 bilhões no incremento das vendas

O Black Friday, época do ano em que se promovem uma série de descontos em produtos no comércio, em 2022 ocorre no dia 25 de novembro. Diante das possibilidades de compras para os consumidores e para evitar fraudes nas promoções, o Procon de Garibaldi emitiu um alerta para a população. De acordo com a Coordenadora Executiva da entidade, Luciana Lima Saleh, é importante, para a realização de uma compra segura, que o consumidor observe alguns detalhes.

O consumidor deve começar desde já a “monitorar” os preços dos produtos, tanto nas lojas físicas, quanto nos sites e aplicativos, para saber se o desconto oferecido na Black Friday é, de fato, promocional ou se é apenas um chamariz para lesar o consumidor.

Outra dica é fazer prints das telas, de forma que apareçam a data da oferta, o preço e as formas de pagamento. Isso assegura ao consumidor o cumprimento da oferta (conforme artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor), e faz com que o fornecedor seja obrigado a atender o que prometeu.

O Consumidor também pode buscar auxílio em sites de comparação de preços, como por exemplo, o site “Buscapé”, e verificar a credibilidade do fornecedor através do site “Reclame Aqui”.

Luciana ainda alerta sobre a importância de conferir se o site é brasileiro (final .com.br), pois somente nesse caso o consumidor estará amparado pelo CDC. “As regras do Código de Defesa do Consumidor são vigentes para qualquer compra, inclusive para as realizadas na Black Friday. Assim, comprando pela internet, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra no prazo de sete dias contados da entrega da mercadoria”, diz.