Comportamento

Cursos para capacitação de público vulnerável começam no mês de outubro, em Caxias do Sul

Medida foi definida pelo Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda

Cursos para capacitação de público vulnerável começam no mês de outubro, em Caxias do Sul
Foto: Maicon Duarte, Banco de Dados


O programa Capacita Caxias foi criado para qualificar profissionais, preencher vagas em aberto e diminuir o índice de desemprego na cidade. Para consolidar o objetivo, serão oferecidos cursos e oficinas a partir de demandas reais de empregabilidade. A iniciativa faz parte das estratégias do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CMTER), recentemente formado e que tem como integrantes representantes do poder público, do setor empresarial e de trabalhadores. Famílias de baixa renda e desempregados são o público-alvo da ação.

O primeiro curso terá início no dia 3 de outubro, estendendo-se até 1º de dezembro. Os participantes terão 160 horas para qualificação como montador de painéis elétricos. São 25 vagas disponíveis, que ainda não foram totalmente preenchidas. Outra turma do mesmo curso, também com 25 vagas disponíveis, terá aulas de 17 de outubro a 14 de dezembro.

As capacitações iniciais para os cursos têm a parceria dos sindicatos das Indústrias Metalúrgicas e de Material Plástico (Simecs e Simplás), Senai e Prefeitura de Caxias do Sul, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Segurança Pública, e Fundação de Assistência Social. Eles contemplam o edital da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul denominado Programa de Qualificação Profissional para a Indústria Gaúcha.

Interessados em participar devem telefonar para o Senai Nilo Peçanha, número (54) 3201.5545. A autodeclaração de baixa renda deve ser redigida de próprio punho pelo candidato, em atendimento ao edital 01/2022.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

Leia tembém: Fórum do Turismo debate novas alternativas para o setor em Farroupilha