Eleições

Juízes eleitorais de Caxias do Sul garantem que as urnas eletrônicas são confiáveis

Juízes eleitorais de Caxias do Sul garantem que as urnas eletrônicas são confiáveis
Foto: Reprodução Vídeo Leouve


Em Caxias do Sul já está ocorrendo a geração de mídias das urnas eletrônicas para as eleições de 2022. 1.094 equipamentos serão carregados com informações de candidatos e de eleitores, algumas seguem para uso nas sessões eleitorais outras ficam de contingência para caso haja problemas com aquelas enviadas.

Esse processo foi acompanhado pelos juízes eleitorais. Na 16ª o juiz responsável é o Dr. João Pedro Cavalli Júnior, a juíza da 136ª é a Dra. Taise Velasquez Lopes. Ambos confirmaram que as urnas são seguras, auditáveis e qualquer processo que é feito com os equipamentos são abertos ao público interessado. Além disso, tudo fica guardado na memória da urna podendo ser conferido posteriormente.

João Pedro Cavalli Júnior comenta que o sistema é produzido pelo TSE em Brasília, vem uma senha para cada juiz e estes baixam todas as informações, inserem num pendrive e fazem os devidos testes nas urnas. O sistema foi já conferido na capital do Brasil e assinado pelas entidades como OAB, Ministério Público e os partidos políticos envolvidos nas eleições.

Em Caxias do Sul, segundo os juízes apenas é possível ligar o equipamento, fazer os testes sonoros, de teclado e das informações e desligar. Não há autonomia para demais mudanças. Taise Velasquez Lopes comenta que na zona eleitoral dela serão 401 urnas que terão a geração de mídia realizada por cerca de 3 funcionários. Essa geração é feita por lotes, eles baixam o sistema em 25 urnas por exemplo, depois de todos os testes passam para o segundo lote. O carregamento do software e testes duram minutos.

Expectativas para as eleições 2022

Cavalli acredita que será uma boa eleição, pois os mesários e profissionais que trabalham no cartório já passaram por treinamentos e são experientes. Relacionado aos eleitores o juiz eleitoral salienta que muitas pessoas estão disseminando informações falsas sobre o processo. Essas suspeitas, segundo ele, acabam confundindo muita gente. Por isso, o cartório está de portas abertas para esclarecer dúvidas, mostrar tudo que é feito. Ele acredita que a informação é o melhor antídoto para a suspeita.

Taíse comenta também que nas eleições passadas algumas pessoas faziam reclamações sobre a anulação de seus votos. Portanto, a população deve ter paciência e prestar atenção enquanto estiver na cabine. Nas eleições 2022 são muitos cargos para serem eleitos, caso haja dúvidas o presidente de mesa pode ser chamado e auxiliará o eleitor. A juizá pede tranquilidade aos eleitores de Caxias do Sul.

Confira a coletiva de imprensa realizada com os juízes