Após um mês do inicio das propagandas eleitorais, até a última sexta-feira (16), 33 denúncias já haviam sido registradas no Cartório Eleitoral de Caxias do Sul. De acordo com o chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias, Edson Borowski, duas já geraram processos. Ambas foram para adequação de fachadas de comitê.
Ele pediu que as pessoas tenham paciência com relação as campanhas eleitorais. Segundo Borowski entende-se que as bandeiras colocadas em canteiros centrais e demais vias do município, podem atrapalhar o trânsito, voam com a força do vento, estragam na chuva, poluem a visão das pessoas, contudo, são necessárias. As bandeiras trazem informações importantes aos eleitores.
Ele relembra também aos candidatos e partidos de que precisam estar dentro das regras para fazerem suas campanhas pelo município.
Ainda, a expectativa é que essa movimentação aumente nestas duas últimas semanas antes das eleições. Já que temos cargos como governador, senador e deputado estadual que são mais próximos dos gaúchos.
Em Caxias do Sul temos três zonas eleitorais, a 16ª possuí 54 locais de votação com 366 seções, a 136ª há 53 locais, contemplando 364 sessões e a 169ª é a maior com 55 locais e 368 seções. Ao total 343.453 pessoas aptas a votar. Serão convocados para trabalhar no dia 2 de outubro, nestas três zonas eleitorais 341 administradores de prédio, 4.376 mesários e 112 auxiliares de eleições.
Na 16ª o juiz responsável é o Dr. João Pedro Cavalli Júnior, a juíza da 136ª é a Dra. Taise Velasquez Lopes e da 169ª é o Dr. Sérgio Fusquine Gonçalves.