Bento Gonçalves

Audiências públicas do Plano Diretor são suspensas em Bento Gonçalves

audiência
Foto: Divulgação

Na manhã deste sábado (10), a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves suspendeu a realização das duas audiência públicas restantes para discutir as mudanças do Plano Diretor. Elas iriam ocorrer nos próximos dias 12 e 15 de setembro.

Procurado pela equipe de reportagem do Portal Leouve, o presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-estar social, vereador Anderson Zanella, não quis se manifestar sobre a suspensão. Não há previsão de quando as audiências irão ocorrer.

Primeira audiência pública

Na noite da última quinta-feira (08), ocorreu a primeira audiência pública para discutir as mudanças do Plano Diretor. Na ocasião, cerca de 20 pessoas se manifestaram. Estes, diferentemente dos vereadores, tinham pouco mais de três minutos cada para falar, após, o microfone era desligado. Destes, a vasta maioria foi contra as alterações do Plano Diretor. Em suma, o pedido dos presentes foi para que o PLC seja retirado pelo executivo. Alguns solicitaram que seja estudado, outros, repudiaram por completo as propostas.

O tom geral dos discursos deu conta de que a mudança no Plano Diretor andou muito rapidamente, não permitindo que a população entenda de fato o que pode acontecer com Bento Gonçalves. Sobre velocidade de andamento, o curto prazo de 72 horas para protocolar sugestões também foi questionado.

Embora as alterações tenham sido amplamente contestadas e não aprovadas pela população, foi destacado em diversos discursos que os moradores dos distritos não são contra o progresso, apenas querem transparência, organização e tempo para entender o que acontecerá ao longo prazo. Também foi exposto na tribuna que o COMPLAN não pode ter 10 membros e, destes, metade ser do poder público municipal. Desta forma, o poder de decisão seria perdido pela comunidade.