Últimas notícias

Hemocentro Regional de Caxias do Sul está com baixos estoques de sangue

Hemocentro Regional de Caxias do Sul está com baixos estoques de sangue - Foto Betânia Ramalho da Silva
Hemocentro Regional de Caxias do Sul está com baixos estoques de sangue (Foto Betânia Ramalho da Silva/Divulgação)

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) divulgou, nesta terça-feira (30), que os estoques dos tipos sanguíneos O+, O-, e A+ é crítico na unidade. Dessa forma, o Hemocs está solicitando o apoio da comunidade para reverter a situação e manter as bolsas em dia.

Ainda de acordo com o Hemocs, nesta terça-feira apenas os tipos A-, AB+ e AB- apresentavam condição estáveis. Sendo assim, as doações devem ser preferencialmente agendadas pelo WhatsApp (54) 98418.8487 ou pelos telefones (54) 3290-4543 e 3290-4536. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h15min às 16h45min (sem fechar ao meio dia) e aos sábados das 8h às 12h. O Hemocs fica na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.

Confira abaixo a situação dos estoques nesta terça.

A-
19 bolsas (estável)
Estoque ideal: 11 bolsas

A+
36 bolsas (crítico)
Estoque ideal: 75 bolsas

AB-
02 bolsas (estável)
Estoque ideal: 02 bolsas

AB+
05 bolsas (estável)
Estoque ideal: 05 bolsas

B-
01 bolsa (em alerta)
Estoque ideal: 02 bolsas

B+
06 bolsas (em alerta)
Estoque ideal: 10 bolsas

O-
10 bolsas (crítico)
Estoque ideal: 30 bolsas

O+
55 bolsas (crítico)
Estoque ideal: 105 bolsas

Quem pode doar?

Há critérios que permitem ou impedem uma doação de sangue. Estes são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde. Assim, é preciso que a pessoa pese mais de 50kg, não pode estar em jejum, dever ter dormido no mínimo 6h na noite anterior, evitar bebidas alcoólicas por 12h antes da doação, não usar tabaco 2h antes e, também, apresentar um documento com foto oficial no ato da doação.

Por outro lado, não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, tais como hepatite B e C, AIDS (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II. Doenças de chagas, o uso de drogas ilícitas injetáveis e malária também são impedimentos definitivos para doar sangue.

Bondade na Veia: Campanha do Grupo RSCOM e Hemocentro de Caxias do Sul

O Grupo RSCOM, em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul, iniciou no último dia 14 de junho a Campanha Bondade na Veia em alusão aos 40 anos da empresa de comunicação, que se comemora em abril de 2023.

Dessa forma, durante um ano (até o aniversário), serão realizadas diversas atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Além disso, também estão sendo feitas divulgações nos canais do grupo, ações com comunicadores e influenciadores nos locais de doação, caravanas do hemocentro em diversas cidades, entre outras que estão divulgadas no decorrer da campanha.

Para participar da campanha Bondade na Veia, ao chegar no Hemocentro, é só informar o código “250”, que automaticamente será um contribuinte.

Doe sangue, compartilhe vida!

Uma campanha do Grupo RSCOM – Pequenos gestos, Grandes abraços.