Caxias do Sul

Bondade na Veia: Campanha do Grupo RSCOM em parceria com o Hemocentro de Caxias do Sul

Utilize o código "250" na hora de doar

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (14), comemora-se o Dia do Doador de Sangue, e com isso, o Grupo RSCOM, em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul, dá início à Campanha Bondade na Veia, também em alusão aos 40 anos da empresa de comunicação, que se comemora em abril de 2023.

Durante um ano (até o aniversário), serão realizadas diversas atividades com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância da doação de sangue. Além da divulgação nos canais do grupo, estão sendo preparadas ações com comunicadores e influenciadores nos locais de doação, caravanas do hemocentro em diversas cidades, entre outras que serão divulgadas no decorrer da campanha.

De acordo com Raquel Marholt, coordenadora de eventos do Grupo RSCOM, o intuito da campanha é estimular as pessoas a doarem sangue: “A gente percebe que as pessoas não sabem de muita coisa, e isso faz com que as mesmas não doem. Por exemplo, o tempo que se leva para doar, o fato de não acontecer nada negativo depois da doação de sangue, talvez isso seja empecilho para elas doarem. Então, nossa ideia é alertar as pessoas sobre a importância da doação de sangue e, também, explicar o quão fácil e rápido é para ir doar e salvar uma vida”.

Há critérios que permitem ou impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde. Conforme Rafael Moreira, assistente social do setor de captação de doadores do Hemocentro Regional de Caxias do Sul, os doadores precisam atender alguns requisitos para poder realizar a doação.

“Para realizar a doação de sangue, o doador precisa observar alguns critérios e estar em um bom estado geral de saúde. Precisa pesar mais de 50kg, não pode estar em jejum, ter dormido no mínimo 06h na noite anterior, evitar bebidas alcoólicas por 12h antes da doação, não usar tabaco 2h antes e, também, apresentar um documento com foto oficial no ato da doação”.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II. Doenças de chagas, o uso de drogas ilícitas injetáveis e malária também são impedimentos definitivos para doar sangue.

Ao chegar no Hemocentro, é só informar o código “250”, que automaticamente você será um contribuinte da Campanha Bondade na Veia. Convide seus familiares para doarem também!

Doe sangue, compartilhe vida!

Uma campanha do Grupo RSCOM – Pequenos gestos, Grandes abraços.