Política

Para combater desinformação nas eleições, TSE e MCCE assinam acordo de cooperação

Desinformação
(Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE/Divulgação)

Com o intuito de combater a propagação de desinformações e notícias falsas no período eleitoral de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), assinaram um acordo de cooperação. O ato foi concretizado nesta terça-feira (19), e também conta com apoio de diversas plataformas digitais.

Dessa forma, o MCCE fará parte de forma permanente do combate à desinformação. Do mesmo modo, no período, a entidade realizará atividades para conscientizar sobre a propagação de notícia falsas. Além disso, discussões sobre temas como a democracia, os direitos humanos e a importância da Justiça Eleitoral também serão abordados. Vale lembrar que, hoje, o MCCE é composto por cerca de 70 entidades da sociedade civil.

Em tempo, o programa de combate a desinformação do TSE já conta com cerca de 154 entidades. Ainda assim, plataformas como o Facebook, Google, Instagram, TikTok, YouTube e WhatsApp também fazem parte das ações.

Eleições 2022

O primeiro turno das eleições de 2022 está marcado para o dia 2 de outubro. Na ocasião, a população votará para presidente, governadores, senadores, deputais estaduais e federais. Em caso de necessidade, o segundo turno para presidência e também para governadores está agendado para o dia 30 do mesmo mês.