Bento Gonçalves

Em novas ameaças, bandidos atiram contra casa de mulheres ligadas à causa animal em Bento Gonçalves

Imagem: Günther Schöler
Imagem: Günther Schöler

Durante a manhã deste sábado (26), manifestantes da causa animal voltaram à Via Del Vino em Bento Gonçalves para protestar por conta do desaparecimento de nove gatos no dia 17 de fevereiro. Este movimento é o segundo na semana e, promete não ser o último, uma vez que na próxima quarta-feira (02), a questão será levada à Câmara de Vereadores da cidade.

A equipe de jornalismo do Portal Leouve esteve no protesto e conversou com Márcia, uma das líderes e organizadoras das movimentações que cobram respostas pelo caso dos gatos. Durante entrevista, um fato preocupante foi revelado. Nos últimos dias, segundo a defensora da causa animal, após receberem ameaças através das redes sociais, algumas voluntárias foram intimidadas por bandidos que atiraram contra os portões de suas casas.

Este é um assunto um tanto complexo e polêmico e estão realmente tentando nos coagir porque as intimidações via mensagens no WhatsApp com ameaças, tentativa de abordagem em via pública e tiro na porta da casa de nossos protetores é um fato gravíssimo. A gente sabe de que tentam nos coagir para que não avancemos, mas nós vamos continuar seguindo. Esse é apenas o segundo manifesto e na quarta-feira (02) estaremos na Câmara Municipal de Vereadores às 13 horas com um terceiro manifesto pressionando os nossos vereadores para que assinem a abertura da CPI que investiga tanto o nosso desmatamento quanto a esse fato grave que foram os assassinatos dos nossos gatos e muitos outros animais.”

O desaparecimento dos gatos

Um escândalo envolvendo o desaparecimento de nove gatos após uma fiscalização da prefeitura em uma residência, situada na Rua Adelaide Basso Pasquali, bairro Conceição, em Bento Gonçalves, fez com que pessoas ligadas a proteção animal procurassem a reportagem do Portal Leouve. Os relatos dão conta de que, sem a autorização do morador, uma equipe com duas funcionárias da vigilância ambiental e o secretário adjunto de Meio Ambiente, além do proprietário do imóvel (que está alugado para o dono dos felinos), adentraram na casa e fizeram a recolha dos animais. Segundo testemunhas, os felinos foram postos em sacos plásticos e depois, colocados no porta malas do carro do dono da casa que foi embora e, até o momento, não informou o paradeiro dos gatos. Os moradores locais suspeitam que os nove estejam abandonados ou mortos.

O caso do desmatamento

No dia 17 de fevereiro, a Patrulha Ambiental do 3ºBPAT foi acionada por conta de um caso de desmatamento em um terreno às margens da BR-470, em Bento Gonçalves. O local, próximo também ao bairro Santa Rita, foi palco de destruição de área verde, inclusive de árvores nativas. Toda ação aconteceu ao longo de três meses e sem qualquer tipo de autorização ambiental. Ao todo, calcula-se que uma área de 26 mil metros quadrados tenha sido devastada por uma empresa que, supostamente, construiria loteamentos industriais no local.