Comportamento

Caxias do Sul não possui cobertura vacinal suficiente para liberação do uso de máscaras, afirma secretária

Foto: Jovem Pan Serra Gaúcha
Foto: Jovem Pan Serra Gaúcha

Em entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan Serra Gaúcha nesta segunda-feira (25), a secretária da Saúde de Caxias do Sul, Daniele Meneguzzi, falou um pouco sobre a atual situação do município referente a pandemia da covid-19.

De acordo com ela, os índices de vacinação em Caxias do Sul estão aquém do esperado, com uma baixa procura principalmente do público mais jovem. Daniele relata que, a partir da faixa dos 30 a 35 anos de idade, a secretaria percebeu uma lentidão na procura da vacina. Hoje, por exemplo, a faixa etária dos 15 aos 17 anos tem apenas 60% de vacinados. Dos 18 aos 19 anos são apenas 68%, sendo que o objetivo é atingir ao menos 90% da população imunizada, com esquema vacinal completo.

Entre os fatores destacados pela secretária para a baixa procura dos jovens, está a descrença na efetividade da vacina e a falta de urgência para vacinar, exatamente por não fazerem parte do chamado “grupo de risco”.

“Muito embora nós estejamos ofertando pontos extras de vacinação em N locais, inclusive noturnos, em bares, restaurantes, na praça, estações de ônibus, supermercados, shoppings, por mais facilidades que a gente tenha colocado a disposição, entendendo que são pessoas que estão no mercado de trabalho, trabalhando e em algum momento tem dificuldades, mesmo assim são pessoas que não se sentem tão motivadas a se vacinar”, explica.

Meneguzzi ressalta que a vacina é um ato coletivo e não individual. Pois cada vacina aplicada auxilia na diminuição da transmissão do vírus, para que assim possamos ter sucesso na erradicação da pandemia.

Liberação do uso de máscaras 

Na última terça-feira (19), foi protocolado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, uma indicação para a elaboração de um plano de desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados de acordo com o desenvolvimento da cobertura vacinal da população caxiense. Mais tarde, os vereadores envolvidos na indicação alteraram o plano apenas para locais abertos.

De acordo com a secretária da Saúde, Caxias do Sul ‘não tem liberalidade de definir pela utilização ou não das máscaras, pois isso é uma determinação a partir de um decreto estadual’, que seria repassado para a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), antes de ser aplicada no município. Ela ressalta que o governo do RS tem mantido uma postura exemplar no combate e no controle da pandemia.

“No nosso entendimento o deixar de usar as máscaras depende também dos níveis de contaminação e principalmente dos níveis de vacinação. Nós não temos ainda condições, não temos ainda uma cobertura vacinal que nos dê essa liberdade. Nós precisamos esperar um tempo para que a vacinação atinja pelo menos 85% da nossa população com imunização completa e o mais importante, a conscientização da população”, explica.

Ela ainda ressaltou que ‘Caxias do Sul não libera mais do que a Amesne ou o governo determina’ e segue as regras rigidamente. “Nós temos um perfil sim conservador, pois estamos na maior cidade da Serra Gaúcha, somos, enquanto rede hospitalar, referência para 48 municípios, então os pacientes que estão aqui nas nossas UTIs, nas nossas enfermarias, eles não são só de Caxias”.

Confira a entrevista completa: