Caxias do Sul

Sete vereadores caxienses, incluindo o líder de governo, protocolam indicação para desobrigar uso de máscaras

Foto: Redes Sociais
Foto: Redes Sociais

Foi protocolado nesta terça-feira, dia 19, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, uma indicação para administração municipal para a elaboração de um plano de desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados de acordo com o desenvolvimento da cobertura vacinal da população caxiense. A sugestão tem assinaturas do líder do governo, Olmir Cadore (PSDB), do vice-líder do governo, Adriano Bressan (PTB), além dos vereadores Alexandre Bortoluz (PP), Maurício Marcon (sem partido), Maurício Scalco (Novo) e Sandro Fantinel (Patriota).

Conforme o documento as experiências bem sucedidas no exterior no sentido da flexibilização do uso de máscaras conforme o desenvolvimento da imunização da população, como nos EUA. No mesmo sentido que vêm ocorrendo no Brasil, como, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro, que estabeleceu uma estratégia em etapas de redução das medidas restritivas, conforme a evolução de sua campanha de vacinação. Considerando que, com 73,41% da população caxiense já imunizada com ao menos uma dose e 48,37% com imunização completa, assim permite planejar de forma responsável a redução das medidas restritivas no Município.

Os vereadores sugerem ao Poder Executivo Municipal a elaboração de um plano de desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados na circunscrição do Município de Caxias do Sul, o que representará um importante passo na redução das medidas restritivas à liberdade dos caxienses e em direção ao tão almejado retorno à normalidade. Ressalta-se que, por ainda estarmos em uma situação pandêmica, mesmo que em pleno arrefecimento, tal plano deve ser desenvolvido com base em análises sobre o desenvolvimento da cobertura vacinal e seus reflexos práticos nas atividades da população caxiense.

Em nota a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde informou que o município sempre segue orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. A decisão quanto ao uso de máscaras não compete a administração municipal. A obrigatoriedade do uso de máscaras está descriminada no decreto estadual.

Nos bastidores da prefeitura, e de fontes próximas ao prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, destacam que a indicação assinada pelo líder e vice-líder, causou mal-estar, principalmente com os líderes do comitê de crise da pandemia.