Trânsito

Prefeito de Farroupilha convoca carreata contra instalação de pedágio na cidade

Foto: Ari Jr/Divulgação
Foto: Ari Jr/Divulgação

O prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, está convocando uma carreata, que deverá ocorrer no próximo sábado (26), com a participação da população contra a instalação de uma praça de pedágio na cidade.

Conforme o plano de concessão apresentado pelo Governo do Rio Grande do Sul na última semana, uma praça de pedágio seria construída no Km 50 da ERS-122, entre Farroupilha e São Vendelino, com uma tarifa que poderá chegar em R$ 7,27.

Conforme Feltrin, a carreta será de forma pacífica, com saída da prefeitura, às 14h45, e ida até o antigo posto de pedágio, entre Farroupilha e Caxias do Sul, onde hoje está instalado o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar.

O prefeito diz que é preciso lembrar que no pedágio que já existiu na cidade, não houve o retorno em ampliação e duplicação das estradas. Ele acredita que dentre as cidades do Estado, Farroupilha não merece receber uma nova praça.

“Dos 497 municípios gaúchos, entendemos que Farroupilha não pode ter novamente, em seu território, um novo pedágio. Se ele for, por exemplo, próximo a Nova Milano, quem mora depois também será prejudicado. Ou seja, sempre a população de Farroupilha pagando um preço alto. Se pegarmos a história, a cidade sempre foi prejudicada nessa questão”, disse.

O prefeito disse que este é o momento para que a população mostre seu descontentamento com a possível praça.

“Ainda estamos em negociações com o grupo de concessões, com o Governo do Estado, e este é o momento que ainda da tempo de alterarmos a localização de algumas praças de pedágio. E, se tivermos êxito nessa manifestação, ficará mais fácil de podermos trabalhar nas negociações com o Governo a partir da semana que vem”.

Feltrin salientou ainda que os participantes irão ficar dentro de seus carros e que não haverá bloqueios de trânsito durante a manifestação, que, de acordo com ele, tem o apoio de diversas entidades da cidade como o Sindilojas, Sindigêneros, CDL, OAB e das Associações dos Bairros. O Pelotão Rodoviário deve acompanhar o protesto.

Confira no mapa onde a praça deve ser instalada.