Polícia

Novo vídeo é adicionado a investigação contra a ação da GM que resultou na morte de um jovem em Caxias do Sul

Foto: "Marcos Castilhos Abreu" / Reprodução
Foto: "Marcos Castilhos Abreu" / Reprodução

No andamento das investigações foi adicionado mais um vídeo que auxilia na reconstrução da ação da Guarda Municipal que vitimou o jovem Matheus da Silva dos Santos de 21 anos, em Caxias do Sul.

Na página do Facebook, de um usuário chamado Marcos Castilhos de Abreu foi postado um vídeo das câmeras de monitoramento de uma empresa, localizada na Rua Ludovico Cavinatto. Nas imagens gravadas por volta das 00h38 as viaturas da Fiscalização de Trânsito e da Guarda Municipal cercam a Parati de cor branca, dirigida por Matheus.

No entanto, ele não pára o veículo e como forma de se desvencilhar da abordagem, da marcha ré e colide contra a parte traseira da caminhonete da Guarda. Esta ação está sendo alegada pelos agentes da Guarda como uma tentativa de atropelamento e, por isso, atiraram contra o carro da vítima. Um desses disparos atingiu a cabeça de Matheus.

A perseguição termina poucas quadras depois quando o veículo da vítima colide em um muro de uma residência. Dois amigos estavam com Matheus no veículo, esclareceram à Polícia Civil que ele fugia da abordagem por não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O responsável pelo caso é o delegado Vitor Carnaúba, titular da DP de Homicídios de Caxias do Sul. Ele relatou que o vídeo foi adicionado ao caso e que está sendo investigada a procedência das imagens. O vídeo, coincide com o depoimento dos agentes, de que houve uma colisão, agora o fato será analisado se é considerado legítima defesa os disparos.

O novo vídeo, porém, contradiz outras duas situações descritas em depoimento. As imagens demonstram mais disparos de arma de fogo do que já dito pelos agentes e o fato de que a Parati teria colidido na viatura da GM após bater no muro da residência. A colisão, segundo o vídeo é antes.

A Polícia Civil aguarda o laudo da perícia e demais imagens para esclarecer a ação. Sendo assim, a Delegacia de Homicídios solicita que a população que tiver mais imagens ou tenha testemunhado a abordagem que iniciou entre a Rua Ludovico Cavinatto e a Perimetral Norte, repassem mais informações via WhatsApp no número (54) 98414-9840.